[sempre de acordo com a antiga ortografia]

terça-feira, 24 de agosto de 2010

CENTRO HISTÓRICO DE SINTRA,

LUGAR PARA AUTO-CARAVANISMO?

Problemas técnicos não permitiram a publicação atempada de alguns comentários ao artigo aqui publicado em 15 deste mês, com o título "TURISMO EM SINTRA, tolerância & abusos...", situação que só hoje foi superada.

Um deles, provavelmente do mesmo anónimo, fala em várias situações, ganhos, custos e exemplos que, admitindo não ser a intenção do autor, mais parece serem desviantes da matéria em apreciação.

A questão nuclear é esta: Como é possível que em pleno Centro Histórico, de um Património reconhecido pela UNESCO, as autoridades locais - com maiores responsabilidades para a Edilidade - não tomem as medidas adequadas para impedir a pernoita de dezenas de pessoas em viaturas, nomeadamente auto-caravanas?

Primeiro, por não ser o local adequado a tal prática, depois por não se garantir a segurança do local, por último a ausência de apoio logístico indispensável a uma sã e higiénica estadia. Pelo menos duas caravanas estiveram lá 6 dias, uma delas até recebendo visitas.

É óbvio que o autor destas linhas nada tem contra a prática de tal vida ao ar livre, tanto mais que o "anónimo" até aludiu às comodidades oferecidas pelas auto-caravanas, que custam muitos milhares de euros.

Pegando, até, nas palavras do anónimo, dá-me vontade de comprar uma auto-caravana e andar por aí, livre de pagar IMI (que em Sintra é dos mais elevados), não ter de suportar as facturas de água e tratamento de esgotos que os SMAS apresentam ou pagar a factura da EDP.

Em 365 dias por ano, fazia o que recentemente vi numa aldeia num lago do Camboja: levantava ferro e, mudava a casa-carro para outra margem. Para receber correspondência criava uma Caixa-Postal.

O "anónimo" também deu exemplos com que, alguém menos avisado, poderá pensar que "lá fora, é que é bom". Falemos das Ilhas Britânicas, onde nas zonas históricas é frequente aquele sinalzinho de uma auto-caravana com um círculo e tarja vermelha por cima.

Pegando nos exemplos que deu, em St. Malo não se passa a noite em auto-caravanas dentro das muralhas e na zona histórica, não é verdade? Citou Rothenburg ob der Tauber, e só falta dizer que arruma o carro na Marktplatz, junto à Rathaus. Tente só parar por lá e nem demora 5 minutos que a polícia não resolva o problema. O parque mais próximo é a mais de 3 quilómetros, onde - realmente - tem condições para a prática. Depois, falou em Pisa, e será que consegue penoitar no parque que serve os visitantes da Catedral e da Torre Inclinada? Experimente...

Mas em Sintra, sim, a 100 metros do Palácio Nacional de Sintra, dorme-se descansadamente, sob o manto diáfano da incapacidade autárquica.

A incapacidade autárquica tem outros reflexos, porque nem tem conseguido arranjar e solucionar o problema de campismo e caravanismo na Praia Grande.

Agora, meus amigos, gastar-se tantos milhares de euros em auto-caravanas com intuitos de beneficiar da vida ao ar livre e depois pernoitar no parque de estacionamento do Urbanismo de Sintra, como a imagem mostra, é mesmo uma coisa do outro mundo.

Fernando Castelo

A foto do parque do Urbanismos em 16.8.2010


8 comentários:

Anónimo disse...

Desculpe,amigo Castelo, mas afinal não há já um parque para auto- caravanas em S.Pedro, nos terrenos do 1º Dezembro?

Anónimo disse...

Fico a meditar seriamente nisto pois se fosse em França eram capazes de ser mandados para Roménia,assim ao estilo de nómadas uma nova forma de viver.Foi boa essa de não pagar Imi e a mim bastante me custa.
Alberto Sousa - Queluz

Anónimo disse...

http://www.oalgarve.com/tavira-e-lagos-debatem-auto-caravanismo/

António disse...

Bem haja aos autores deste blog, graças a eles temos percebido as mais variadas situações no desordenamento do território municipal. Não interessa se é de esquerda ou se é de direita, o que devemos perceber é o que está mal e tem de ser melhorado, não podemos nem devemos andar constantemente a tapar o sol com uma peneira e a enterrar a cabeça na areia só para agradar a alguém ou garantir um tacho.
Não percebo afinal o que é que os Sintrenses pretendem garantir para o futuro, quando tratam tão mal o presente. Que me desculpem, mas Sintra como está não está bem, Sintra de dia está suja, degradada, de noite é triste e escura, já para não falar na segurança, tal como noticiou o CM o assalto à residência da Comandante do Subdestacamento Territoral da GNR de Sintra.

S. Santos disse...

O que se passa em Sintra é vergonhoso. As autocaravanas é só uma ponta do iceberg que tem a ver com estacionamento, turismo e campismo. Assim como não resolveu esta questão a Câmara não resolveu muitas outras também muito importantes. O Dr. Seara já lá está há dez anos e não fez nada.
Concordo com uma pessoa que há dias escreveu
qque ele será recordado como
o pior presidente de Câmara
que Sintra já teve.

S. Santos

Anónimo disse...

Não sei se vi bem mas ontem aquele incendiozinho deu tanto geito e gostava de saber quem telefonou para a Tv SIC e lá apareceu mas o homem estava de um lado para o outro a lá ia aparecendo até que estacionou de mãos nos bolsos com alguns bombeiros ao pé.Percebe-se num grande azar da mesma hora estar qualquer coisa a arder em Monserrate e não estar lá,aquela é que era uma reportagem a valer mesmo propaganda.
Victor S.

Carlos Santos disse...

A culpa de toda esta balda no que concerne ao campismo e caravanismo, está na ausência de um local em Sintra onde se possa fazer esta actividade.
Que eu saiba neste momento apenas se poderá acampar no concelho de Sintra no Parque de Campismo do CCL, em Almornos, mas como é um parque de campismo de clube, que normalmente está cheio com os seus associados, não vale a pena ir lá bater à porta.
Fechou o parque de campismo da Praia Grande, fechou o das Azenhas, fechou o da Piscina da Praia das Maçãs, havia um pequeno Parque nos Capuchos, que também está desactivado.
O caravanismo existe a nível mundial não se pode escamotear esta realidade, então há que solucionar este problema, porque de facto assim não é nada.
As autoridades policiais deveriam encaminhar os caravanistas para, os parques dos concelhos mais próximos que estejam nas suas rotas.
Aqui próximo há Parques no Guincho, Ericeira, Sobreiro (Mafra), Santa Cruz (T. Vedras) e o Parque de Campismo de Monsanto. Resumindo o Concelho até esteve bem servido destas valências, actualmente está completamente desprotegido.
Explorar um Parque, porque se trata de uma actividade sazonal, nosso Concelho não é muito lucrativa. Quem tem uma infraestrutura destas vive dos chamados "residentes", os nossos constantes nevoeiros matinais junto à costa, afastam até os mais valentes. Os Auto-caravanistas são clientes para uma noite, quase que nem pagam a despesa que fazem com banhos e lavagens de roupa e louças.

Nuno Agostinho disse...

Boa Tarde,

Parece me que vários comentadores assim como o autor do blogue estão a escamotear uma realidade.

Auto Caravana é um Automóvel! Pode ser ligeiro ou pesado, mas para todos os efeitos (legais e fiscais) é um "carro".

Como tal tem direito de estacionar nos mesmos locais salvo indicação contraria, peso, altura ou regulamento municipal.

Do que vejo da fotografia são Auto Caravanas ESTACIONADAS, sem qualquer tipo equipamentos montados ou dispersos em seu redor.

Como alguém aqui referiu, se existe-se um local com condições para a pratica do campismo, caravanismo e auto caravanismo esta situação seria mitigada.

Proibir o acesso (como foi feito agora) não resolve o problema, simplesmente afasta-o do centro.

Cumpts,

Nuno Agostinho