[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quinta-feira, 10 de março de 2011



Sintra,
soluções para a qualidade


O texto É incrível!!!, aqui publicado no passado dia 1 do corrente, acaba de merecer um comentário que reputo do maior interesse já que propõe, com grande economia de palavras, as soluções de que Sintra carece, no ãmbito do estacionamento e do transporte público que poderiam melhorar significativamente a qualidade de vida na sede do concelho.

Como já várias vezes tem acontecido com outros contributos, resolvi transcrever o comentário da leitora, dando-lhe destaque de primeira página.

Comentário publicado em 10.03.2011

"Por outro lado, não nos esqueçamos que o facto de, infelizmente, ainda não existirem alternativas satisfatórias para resolução do problema do estacionamento, a ninguém autoriza – e, muito menos, à própria autoridade – pactuar com a mais descarada ilegalidade."

O último parágrafo do seu texto diz tudo!

A C.M.S. tem de arranjar algumas alternativas urgentemente, nem que sejam temporárias, e já o devia ter feito antes de implementar a acção conjunta entre a Policia Municipal e Empresa Municipal de Estacionamento de Sintra (EMES).

Alternativas:

- Parque junto do Departamento de Urbanismo da C.M.S.;
- Parque do Interface da Portela de Sintra;
- Volta do Duche;
- Parque de estacionamento subterrâneo da EMES, junto à igreja de São Miguel.

Tem de se repensar horários destes espaços, publicitá-los e criar preços mais atractivos ou fazer determinadas promoções. Por outro lado, talvez fosse de implementar um sistema de transporte do tipo buscas, de Cascais, obedecendo a um percurso urbano com um intervalo máximo de 15 minutos nos períodos diários mais críticos.

Mas a grande solução de estrutura será a dos parques alternativos e periféricos, um pouco mais distantes dos atrás referidos, por exemplo, nas zonas do Ramalhão, São Pedro de Sintra, Portela de Sintra-junto Escolas/Estádio, estrada proveniente de Colares-Ribeira de Sintra ou Monte Santos, na estrada do Lourel, junto ao Quartel Bombeiros ou Escolas.

Atitudes muito simples como informar melhor sobre quais os percursos e locais onde podem parar,em dias de espectáculos no CCOC ou em que autocarros escolares se desloquem aos Museus e Monumentos, podem melhorar muito a situação actual e fazer toda a diferença.

A grande asneira da Av. Heliodoro Salgado devia ser rapidamente desfeita abrindo, pelo menos, uma via de trânsito, ou abri-la aos transportes públicos e criando uma faixa de estacionamento para moradores/comerciantes.

Finalmente, uma especial atenção para aqueles prédios na zona traseira da Biblioteca de Sintra e do Sintrense onde talvez fosse possível criar um pequeno parque (subterrâneo?) mas recuperando-a porque, actualmente, é uma vergonha pondo em perigo os transeuntes.

Há que discutir estas e outras soluções.

RAPIDAMENTE!!!

Joana d´Ávila

.........................................................


Aí fica este comentário à consideração de todos e, em especial, do Senhor Presidente da Câmara que pode queixar-se de muita coisa mas, como é óbvio e patente, jamais de falta de interesse e de espírito de colaboração dos munícipes, através de ideias para resolução dos problemas que os afligem.




[NB: este texto foi objecto de uma série de comentários inadvertidamente eliminados. Apenas consegui recuperar 4 que já foram re-publicados no post de dia 18 de Março. O meu pedido de desculpa aos autores]


Sem comentários: