[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011



Sonata ao entardecer

Também numa segunda-feira calhou o dia 12 de Dezembro de 1785, data em que Mozart deu entrada no seu catálogo manuscrito da Sonata para Violino e Piano, em Ré bemol Maior (e não em Lá Maior, como é anunciado na gravação que proponho), sonata que, mais tarde, faria parte do Köchel com a referência KV 481.
Trata-se de uma composição muito interessante, para dois instrumentos, violino e piano, que Amadé dominava em termos virtuosísticos. Aos andamentos Molto allegro, Adagio, Thema (allegretto), seguem-se as seis variações muito sofisticadas desta obra cuja audição completa aconselho vivamente.

No que respeita aos instrumentos, tenho tido a felicidade, em datas muito especiais, durante as minhas estadas em Salzburg, de poder assistir à interpretação de peças da sua autoria, por grandes artistas, nos violino e pianos que pertenceram ao compositor. São momentos absolutamente únicos que, na minha qualidade de membro do Mozarteum, não perco de modo algum.

É a respeito do violino, um Klötz, que posso contar-vos uma história da minha família. Tanto o meu pai como uma das minhas tias, que fizeram o curso superior de violino do Conservatório, tocavam em violinos Klötz que o meu avô adquiriu a judeus alemães, na sua passagem por Lisboa a caminho da América, entre 1935 e 1940. Infelizmente, num momento muito difícil da sua vida, o meu pai viu-se obrigado a vender o seu Klötz, por acaso, a um grande violinista português, Antonino David, que foi concertino da Orquestra da Emissora Nacional.

Mas a tia Ladi, cujas provas finais do curso foram presididas por Vianna da Motta, que a saudou como grande virtuose, beijando-lhe a mão, antes de o júri lhe atribuir a nota máxima - mãe da minha prima Maria do Rosário Billwiller, que aparece a comentar alguns dos meus textos aqui no facebook - a tia, escrevia eu, hoje com uns saudáveis 92 anos, ainda tem o seu precioso Klötz, portanto, manufacturado pelo mesmo luthier que concebeu o violino de Mozart.

Bem, volto a peça, propondo a audição do Adagio, mas esperando que fiquem motivados para acederem à obra completa. Como verificarão, é excelrente música, com o divino Mozart - divino, acertadíssimo adjectivo com que José Manuel Anes costuma qualificar o nosso queridíssimo Amadé - a exceder-se em recursos da maior eficácia e extrema beleza.

Boa audição!

http://youtu.be/9RItF8oB3yM

Wolfgang Amadeus Mozart - Violin Sonata in A major KV 481 - II. Adagio http://www.youtube.com/




Sem comentários: