[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Só em Lisboa,
um perdível Isserlis…


Ontem, na Gulbenkian, assisti a uma prestação absolutamente memorável de Steven Isserlis interpretando Variações sobre um Tema Rococo de Tchaikovsky. Repito o adjectivo: memorável! Pena foi que aquele extraordinário violoncelo Stradivarius apenas tivesse soado para uma audiência que apenas ocupava um terço do Grande Auditório....

Habituado que estou a outros ambientes, de grande vibração estética, por essa Europa fora, em salas completamente esgotadas para ouvirem autênticos portentos, como é o caso de Isserlis, não consigo deixar de manifestar o meu desgosto por aquilo que, sistematicamente, acontece na capital do meu pobre país, onde os designados ‘melómanos’ desperdiçam oportunidades que tais.

Na realidade, também neste domínio da música erudita, Lisboa não emparceira, já não digo, com Paris, Viena, Londres ou Milão mas, de facto, nem com Madrid, Barcelona ou mesmo La Coruña, ibéricos lugares que muito tenho no coração onde, de vez em quando, tenho de ir em busca de melhores ares musicais… De facto, não é por qualquer razão de somenos que, por exemplo, Elisabete Matos, a nossa maior e melhor voz de soprano, se radicou em Madrid…

De regresso às ‘ariações sobre um Tema Rococ’, não tendo encontrado no YouTube uma gravação com Isserlis, propor-vos-ei esta, com o igualmente estupendo Yo Yo Ma, que, estou certo, vos proporcionará momentos de altíssimo gozo. Boa audição!

YO-YO MA - TCHAIKOVSKY´S ROCOCO VARIATIONS http://www.youtube.com/

1 comentário:

Anónimo disse...

oCaro Cachado,

Continue com a música porque ai é bom. As suas palavras de ataque melhoraram. Agora até o Seara é
o melhor entre os melhores. Como os tempos mudam...
Cps.

Luis