[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 5 de março de 2012



Hojotoho!!

Provavelmente já conhecerão este episódio. Tal como no caso do video anterior, aconteceu durante a gala do jubileu dos 25 anos de James Levine na direcção do Met de New York. A História da Música também se faz a partir de eventos como este.

Birgit Nilsson que vi e ouvi várias vezes - uma das quais em Lisboa, no São Carlos, na única récita de "Crepúsculo dos Deuses" que cantou em Lisboa, se não me engano, em 1977, ainda contratada por João de Freitas Branco - foi «só» a grande voz, não só wagneriana, do século vinte. Escutem as palavras da diva ao maestro.

Mesmo no fim deste documento, aos setenta e oito anos, ouçam um ar da sua graça... Porém, aqui, o que conta é o belíssimo testemunho de amizade e de cumplicidade na Arte.


http://youtu.be/aQQY6GP5Pn0


Nilsson verdiana

Bem, já que estou numa de Nilsson, a provar que não era apenas a proverbial wagneriana, ei-la, verdiana, em Lady Macbeth, 'Nel di della vittoria'. Uma lição!


http://youtu.be/xHdaUASO9Pc


Génio

Não, não estou numa de 'mano-a-mano'. Comparar Callas e Nilsson? Precisamente, na mesma Ária, é verdade, mas sem esse exercício de comparação. O génio é único. Incomparável. E, neste caso, como podem verificar, o génio também erra. Callas errava bastante mas não deixava de ser genial...

http://youtu.be/8oOZmKbNMDI


E a Verrett?

Sempre na mesma Ária. Esta produção do Abbado/Strehler é considerada perfeitamente antológica. No entanto, há quem considere que, apesar da voz fabulosa, Shirley Verrett não «mordia» suficientemente as palavras desta cena ímpar, escapando-lhe o efeito da malícia absoluta que a personagem transpirava por todos os poros. Olhem que não deixa de ser uma douta opinião.


http://youtu.be/i6wpV4_g84M


Verrett vs Verrett?

Quando fizerem comparações, tenham em consideração como cantar no contexto de uma produção no palco é diferente de um concerto, como neste caso. E, por favor, não façam comparações com gravações em estúdio.


http://youtu.be/5I4wBGRHoI8



Nel di della vittoria,
como «ler» x 4?

Sendo admissível pronunciarem-se acerca de cada uma das anteriores quatro propostas, concedam a possibilidade de, igualmente, as entenderem como integrantes de uma infinitude poligonal de hipóteses. Contudo, no caso vertente, para comodidade de análise, a perspectiva do ilimitado confinou-se, reduziu-se a um aspecto tetraédrico.








Sem comentários: