[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quarta-feira, 21 de março de 2012

Primavera,
a propósito...


Hoje, com a entrada oficial da Primavera, é inescapável o recurso ao tema no sentido de enquadrar peças musicais com ele relacionadas. Tal é o caso de “Appalachian Spring”, de Aaron Copland (1900-1990), obra cuja ...articulação com a estação do ano não deixa de ser, no mínimo, muito curiosa…

nicialmente, o compositor designara-a, muito simplesmente, como “Bailado para Martha”. Tratava-se, de facto, de uma encomenda da bailarina e coreógrafa Martha Graham (1894-1991) que o estrearia na Biblioteca do Congresso em Washington, em 1944.

Pouco depois, foi ela própria quem sugeriu a designação “Appalachian Spring”, inspirando-se na seguinte passagem do poema ‘The Dance’, do poeta americano Harold Hart Crane (1899-1932), incluído na colectânea “The Bridge”:

“O Appalachian Spring! I gained the ledge;
teep, inaccessible smile that eastward bends
And northward reaches in that violet wedge
Of Adirondacks! (…)”

Depois de conhecerem este episódio, imaginem o vosso gozo quando, em futura oportunidade, ouvirem, como eu tenho ouvido, certos radialistas em programas na Antena Dois, ou lerem, como eu tenho lido, em certos programas de concerto, assinadas por pessoas com alguma responsabilidade no mundo musical, referindo «a capacidade do compositor em captar o lirismo da Primavera nos Apalaches»...

O mínimo que poderão fazer é, tal como o próprio compositor, sorrir com certa benevolência, já que Copland, ao compor a obra, estava tão afastado da realidade daquela ou doutra montanha como qualquer um de nós… Acresce ainda a circunstância de que a tal ‘spring’, no poema de Crane ser uma ‘nascente’ e não a estação do ano… De qualquer modo, condescendamos, trata-se de uma caminhada ao encontro do tempo primaveril.

Deixo-vos com a gravação histórica da primeira parte do bailado, com a própria Martha Graham.Bom visionamento!

http://youtu.be/XmgaKGSxQVw

Sem comentários: