[sempre de acordo com a antiga ortografia]

terça-feira, 22 de maio de 2012


Elise,
em festa*


Hoje, 22 de Maio, passa mais um aniversário da Condessa d’Edla. Esta é daquelas datas que, juntamente com as do nascimento e morte do seu marido, fazem parte do calendário de grandes afectos que, ao longo do ano, vou celebrando, como marcos da memória.

Quando convoco e vejo a Condessa no seu afã da Pena, sempre me aparece como Elise, sem o título de conveniência, apenas mulher que amou e foi amada por um homem tão excepcional como ela. Tanto tempo depois, aqueles dois continuam, para além do tempo, a habitar o nosso espaço real e mítico, a par de outras belas histórias, com amores possíveis e impossíveis, contrariados ou favorecidos, trágicos e idealizados.

Tudo isto, naturalmente, no Parque da Pena, obra comum de Fernando e Elise, onde os mais nobres sentimentos perduram e se derramam. Só podia ser. É na Pena, lugar propício, que, já libertos das cargas que ali não entram, queremos perder-nos, para alcançar outro patamar de encontro.

Neste possível Klingsor, resgatou-se agora o emblemático ninho de amor à ignomínia de muitos anos de ofensa. Veja quem quiser! Eis o trabalho de recuperação que se impunha. Finalmente! Pode Elise voltar ao sossego? Creio bem que sim. De facto, tanto no chalet, como em todo o Parque, terminou mesmo o ciclo das mágoas.


Apenas meia dúzia de parágrafos para lembrar mais um aniversário de Elise, rainha da nossa Baviera. É dia de ir até à Pena e de nos perdermos, literal e irrealmente, pelos caminhos de acesso à sua casa. É dia de recordar quanto Sintra deve a esta mulher e de perceber como, finalmente, encontrou quem esteja a honrar a herança que, teimosa e criminosamente, tão desrespeitada foi ao longo de décadas.

Lá mais para o fim da tarde, evocando Elise e Fernando, inseparáveis, ao lado de Richard Wagner, também hoje aniversariante, hei-de beber um copo de bom branco seco e frutado Risling Gewustraminer, ouvindo Im Treibhaus, uma das Wesendonck Lieder, na interpretação que vos proponho nesta gravação em que a mítica Kirsten Flagstad é acompanhada pela Orquestra Filarmónica de Viena sob a direcção de Hans Knappertsbusch.



http://youtu.be/RbPuEMqbIA8


*A partir de textos que subscrevi e publiquei em anos anteriores, por ocasião do aniversário da Condessa d'Edla.


Sem comentários: