[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quinta-feira, 28 de junho de 2012

 
Parques de Sintra Monte da Lua
Palácio de Monserrate

Animação Musical de alto nível


É meu privilégio poder divulgar, acabada de receber, a informação acerca de uma série de iniciativas que reputo do maior interesse. Sem qualquer tratament...o gráfico, partilho convosco estas excelentes notícias que só não constituem novidade porque surgem na sequência de evento congénere concretizado no ano passado.

A Parques de Sintra Monte da Lua faz bem tudo aquilo em que se envolve. Coordenada pelo Prof. António Ressano Garcia Lamas, Presidente do Conselho de Administração da empresa, a multifacetada equipa de dezenas de colaboradores tem desenvolvido o mais meritório dos trabalhos que Sintra poderia esperar.

O crédito desta gente é incalculável, em especial, na salvaguarda e recuperação do sofisticado património edificado e natural à sua guarda – todas as jóias da coroa de Sintra – e também na animação cultural de espaços tão desafiantes como os Parques e Palácios de Monserrate, da Pena (incluindo o recém-recuperado Chalé da Condessa, Palácio da Vila, de Queluz, Convento dos Capuchos, Castelo dos Mouros, etc, etc.

De animação cultural se trata esta notícia para a qual me cumpre chamar a vossa atenção. Naturalmente, poderão esclarecer quaisquer dúvidas através de
www.parquesdesintra.pt ou www.facebook.com/parquesdesintra.


Eis a transcrição:


"20- 24 de Julho
 Manhattan Camerata regressa a Monserrate para concertos, palestra e jantar com o público
 - 20, 21 e 24 Julho, 19h: Concerto + Jantar
 - 23 Julho, 11h: Palestra “Stravinsky e Picasso: paralelos entre a música e as artes plásticas”

Depois do sucesso dos concertos de 2011, dois elementos dos Manhattan Camerata, Lucía Caruso e Pedro H. da Silva regressam este ano ao Palácio de Monserrate, a 20, 21, 23 e 24 de Julho, desta vez para três concertos, seguidos de jantar em Monserrate com a presença dos músicos (20, 21, 24), e uma palestra (23) sobre os paralelos entre a música e as artes plásticas, apresentada anteriormente no MoMA (Nova Iorque).

A Manhattan Camerata, de Nova Iorque, marca assim presença com os dois membros fundadores: Lucía Caruso (compositora e pianista argentina) e Pedro H. da Silva (compositor e guitarrista português). Esta é uma orquestra de câmara inovadora, que integra a orquestra de câmara ocidental clássica mas também vários instrumentos de todo o mundo (guitarra portuguesa, sitar, koto, darbuka, bandoneón, entre outros), com performances de uma ampla variedade de estilos musicais (tango, fado, música indiana e flamenco). No concerto agendado para 21 de Julho, Lucía Caruso e Pedro H. da Silva serão acompanhados por Louise Couturier no violino.

Depois dos concertos, terá lugar um jantar buffet (incluindo bebidas) no qual estarão presentes os músicos, permitindo assim ao público ter um contacto mais direto e intimista com os mesmos.

A 23 de Julho terá lugar a palestra “Stravinsky e Picasso: paralelos entre a música e as artes plásticas”, conduzida por Pedro H. da Silva. Picasso e Stravinsky, dois dos mais importantes artistas do século XX, foram notáveis pela variedade estilística das suas obras. Praticamente todos os seus períodos estilísticos estão correlacionados, apesar de nem sempre coincidirem cronologicamente. Abordar-se-ão as obras completas de cada um, nomeadamente o período pós-romântico e os períodos Azul, Rosa e Cubista de Picasso em contraponto ao períodoRusso de Stravinsky.

O nacionalismo exibido em ambas as obras constitui também testemunho de afinidade estilística dos dois artistas e reflete-se, em Picasso, no uso de símbolos universalmente reconhecidos como espanhóis, tais como os touros e as guitarras, comparáveis à simbólica nacionalista russa presente na obra de Stravinsky, nomeadamente a “Petrushka” e a "Sagração da Primavera”. O encontro das duas obras culmina na colaboração de ambos no bailado Pulcinella, de Stravinsky, para o qual Picasso desenhou o guarda-roupa e os cenários, bem como na homenagem recíproca destes dois artistas.

Sobre a Manhattan Camerata:


A Manhattan Camerata foi fundada em 2009 pela compositora e pianista argentina Lucía Caruso (Diretora Artística) e pelo compositor e guitarrista português Pedro H. da Silva (Diretor musical). Já se apresentou em vários locais de relevo por todo o mundo, nomeadamente em Nova Iorque, incluindo: a Grand Central Station, Le Poisson Rouge, Pub de Joe, o Blackbox e Teatros Frederick Loewe na New York University, a Igreja Santíssimo Sacramento, o Consulado Argentino, Consulado Português em Newark, e sobre o mais famoso navio Português alto: "Sagres". Gravaram este mês nos estúdios Abbey Road com a London Metropolitan Orchestra, e têm agendados dois concertos no Museu Louvre, com membros da Orchestre de Paris e da London Symphony Orchestra, integrados na exposição “Through my Window”, naquele museu.

Lucía Caruso graduou-se em piano clássico pelaManhattan School of Music e detém um mestrado em “Composição e música original para cinema” pela New York University. Pedro H. da Silva, doutorado em Composição pelaManhattan School of Music, toca 18 instrumentos diferentes. Atualmente é professor de composição na New York Universitye tem dirigido masterclasses e conferências internacionalmente. Em 2011, foi responsável pelo curso “Parallels between Visual Arts and Music, 1875–1965” lecionado no MoMA (Musem of Modern Art), em Nova Iorque.

www.manhattancamerata.com /www.luciacaruso.com /www.pedrodasilva.com

Bilhetes:

À venda em
www.parquesdesintra.pt, no local do espetáculo ou nos pontos comerciais habituais de venda de bilhetes.

20, 21 e 24 de Julho

Concerto (19h00) – 17 Euros
Concerto + Jantar buffet (incluindo vinhos, refrigerantes e águas) – 50 Euros

23 Julho

Palestra “Stravinsky e Picasso: paralelos entre a música e as artes plásticas” (11h00) – 10 Euros
Informações para público: 21 923 73 00 /animacao.cultural@parquesdesintra.pt"

Sem comentários: