[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 26 de novembro de 2012



 

Mozart,
Sinfonia No. 29

 

Esta Sinfonia KV. 201 em Lá Maior apresenta-nos um Mozart na expressão mais económica em termos de orquestração uma vez que apenas temos as habituais cordas, oboés e trompas. É uma peça em que Mozart mostra ter aprendido as lições da música de câmara, intensificando o argumento e abrindo o seu primeiro andamento, na forma sonata, com uma passagem só para cordas que, seguidamente, é repetida por toda a orquestra.

Não há dúvida de que há aqui evidência de um novo espírito, com os instrumentos sendo trabalhados de acordo com todas as suas potencialidades. O ‘Andante’ central aparenta-se muito com um quarteto de cordas ao qual se juntou dois pares de instrumentos de sopro. O ‘Menuetto’ seguinte faz gala da graciosidade da dança contra uma violência que não voltaria a aparecer senão no Beethoven inicial e o ‘Allegro com spirito’ derradeiro contém uma das mais originais secções de desenvolvimento que Mozart tinha ousado escrever por esta altura.

 De facto, com esta sinfonia, é lícito poder afirmar que o compositor acabara de percorrer o longo caminho desde a designada Abertura italiana para, declaradamente, entrar na autêntica sinfonia clássica.

E, assim, nos mantemos, nós também, no já longo caminho de acesso a toda a obra sinfónica de
Amadé, socorrendo-nos, mais uma vez, das competentes gravações da Mozart Akademie Amsterdam sob a direcção de Jaap Ter Linden.

Boa audição!
 

Sem comentários: