[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sábado, 27 de abril de 2013





Em Sintra,
Gloria à amizade


Curioso que, no mesmo dia de ontem, através de mensagens escritas, e cada um à sua maneira, dois amigos de Sintra, tivessem evidenciado a minha qualidade de homem de Fé e de católico. À luz dessa vertente, julgo que os amigos tentam perceber como, sujeito a restrições e limitações tão determinantes, tenho vindo a aceitar e a aproveitar este período tão singular da minha vida.

Pois bem, ainda de modo mais inequívoco, julgo que entendem ser, igualmente, no contexto religioso que, hora a hora, sou confrontado com a necessidade de abdicar, desde os mais simples aos mais complexos projectos, propósitos, objectivos, que parecia terem uma garantia inequívoca de concretização, quer imediatamente quer no futuro mais ou menos próximo e que, de facto, não tinham. Bastou uma tão desastrosa como providencial queda para o demonstrar…

Respondi às mensagens, instantaneamente, naquela cópia de elementos que todos reconhecem no meu estilo, mas com a mais sincera gratidão, pelo cuidado com que aqueles dois homens, conhecidíssimas figuras de Sintra, assoberbados com trabalho de toda a ordem, mesmo assim, ainda têm tempo para se preocuparem com este temporário inválido. Mas respondi, sem que logo reconhecesse como, em mim, calava a importância da referência de ambos ao ser religioso que afirmo como privilégio constante.

Percebi-o, muitas horas passadas, já de madrugada, durante aquele período em que o pensamento é mais fresco e límpido. Dos meus amigos, regressavam as palavras, água imensa, em ondas de cadência certa. E, no doce desassossego das ideias que se espraiam em rede, sem limites, derramava-me numa vontade de dar graças que ia coincidindo com temas musicais, textos, imagens, num hino à Criação.

E, como tantas vezes acontece, acabei a rezar o ‘Gloria’, com vontade de partilhar a mais jubilatória das orações, através da música. Haydn impõe-se-me. Tal como eu, apreciadores da grande música, sei que aqueles meus dois amigos, me acompanham neste Gloria da Missa No. 13 em Si bemol Maior,  Schöpfungsmesse (Missa da Criação) H. 22/13. E vós que, independentemente das crenças religiosas, também não dispensais um momento musical excepcional? Também estão connosco?

Boa audição!
http://youtu.be/MlGC66ClqUk
 

Sem comentários: