[sempre de acordo com a antiga ortografia]

terça-feira, 30 de abril de 2013




Yefim Bronfman
Gulbenkian, 30 de Abril, 2013

 


Hoje, no Grande Auditório da Fundação Gulbenkian, um recital de piano com um dos grandes pianistas da actualidade. Não encontrei nos meus papéis qualquer referência a uma sua eventual prévia passagem por Portugal. Tive o cuidado de confirmar porque, embora com a quase certeza, já que eu próprio não estivera em qualquer evento com Yefim Bronfman, nem em Lisboa nem noutro qualquer lugar do país, isso podia ter acontecido. Embora passe a vida nos auditórios musicais, estarei longe de fazer o pleno…

Porém, já tive oportunidade e o grande privilégio, em Salzburg, de presenciar prestações suas numa ou noutra modalidade, ou seja, quer em recital, quer em concerto. E, em qualquer das circunstâncias, sempre me ficou a melhor das impressões, em especial no reportório brahmsiano. Igualmente em Rachmaminov e Prokofiev são do mais alto nível os seus créditos.

Técnica extraordinária, uma sensibilidade controladíssima, sofisticação inquestionável, uma relação singular com o instrumento, a discrição e humildade dos grandes, um fantástico intermediário da vontade mais remota dos compositores, eis algumas das características de Bronfman que, mais logo, ao serão na Gulbenkian, todos ganharão. O homem é um verdadeiro portento.

Do programa, constam, de Joseph Haydn, a Sonata em Dó Maior, Hob. XVI:50, de Johannes Brahms, Sonata no. 3, op. 5 e, finalmente, de Sergei Prokofiev, a Sonata no. 8, op. 84. Poderão calcular a pena com que, devido à minha imobilidade forçada, dispensei mais este meu bilhete? Provavelmente não. Por muito familiar que Bronfman me pudesse ter sido no passado recente, jamais a quantidade das minhas referências directas com o pianista, justificaria qualquer menor desgosto…

Dentre algumas alternativas, decidi propor-vos este excerto do Scherzo da Sonata para Piano No. 3 em Fá menor, Op. 5 de Johannes Brahms, cuja curtíssima duração não vos impede de uma avalizção coincidente com as impressões, também tão sumárias que acima vos passei.


Boa audição!

http://youtu.be/tFFlPftync0



 

Sem comentários: