[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quarta-feira, 29 de maio de 2013



Le Sacre du Printemps
- centenário, hoje


Théatre des Champs Elysées, Paris, 29 de maio de 1913, estreia de Le Sacre du Printemps, música de Igor Stavinsky, para um bailado com coreografia de Nijinsky, cenografia e figurinos de Nicholas Roerich, produção de Sergei Diaghilev para os Ballets Russes.

O escândalo inicial, de facto, um autêntico motim, muito mais se deveu à componente coreográfica do que ao seu impressivo suporte musical que, de qualquer modo, é uma das peça
s mais revolucionárias de toda a História da Música. Em 11 de julho do mesmo ano a produção repetir-se-ia em Londres. Porém, a proposta de Nijinsky foi pura e simplesmente esquecida até ser reconstruída a partir de 1987 e estreada em Los Angeles, 1990.

Tudo está escrito sobre Le Sacre du Printemps. No entanto, tenho reparado que, mesmo algum público geralmente afecto ao Ballet, muito pouco conhece ou desconhece mesmo esse trabalho inicial de Vaslav Nijinsky. Felizmente, como a reconstrução está documentada e gravada, pois é esse conjunto documental que tenho o maior gosto em partilhar.

Tive o gosto, Há seis anos, de visitar uma grande exposição monográfica sobre Stravinsky, em Salzburg, onde este material era projectado com imenso sucesso de público. Não tenho dúvida de que o mesmo acontecerá convosco. Assim, primeiramente, farão o favor de aceder à apresentação, assinalada com (I), à qual se segue o Ballet completo (II).

Bom visionamento!
Boa audição!


http://youtu.be/JPh7yq_5UBM (I)

http://youtu.be/l_M0NIzVzWU (II)
 
 

Sem comentários: