[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 16 de setembro de 2013



Maria Callas


No aniversário da morte de Maria Callas (Nova Iorque, 2 de dezembro de 1923 — Paris, 16 de setembro de 1977), recordemos a sua passagem por Lisboa onde, no Teatro Nacional de São Carlos, no dia 27 de Março de 1958, veio fazer uma inesquecível Violetta Valéry.

Como poderão verificar através dos avisos que surgem durante o visionamento que vos proponho, trata-se de uma gravação amad
ora, raríssima, único testemunho audiovisual da Callas interpretando este papel. Como sabem, felizmente, há muitos registos áudio mas, tanto quanto julgo poder confirmar, filme, só este.

A propósito, cumpre lembrar que a RDP produziu uma remasterização digital em 2000, muito cuidada, cuja audição aconselho vivamente. Tenha-se em consideração que, desde a década de 80, o lendário registo de La Traviata com Callas e Kraus realizado em Lisboa é considerado gravação de referência.

Recordemos o elenco: Violetta, Maria Callas; Alfredo, Alfredo Kraus; Germont, Mario Sereni; Annina, Maria Cristina de Castro; Gastone, Piero de Palma; Douphol, Álvaro Malta; d'Obigny, Vito Susca; Grenvil, Alessandro Maddalena; Commissionario, Manuel Leitão. Coro do Teatro Nacional de São Carlos. Orquestra Sinfónica Nacional sob a direcção de Franco Ghione.

No filme biográfico sobre a Senhora Marquesa de Cadaval, do qual sou um dos autores, a própria Dona Olga Cadaval dá testemunho da sua interferência para concretização da deslocação da Callas a Lisboa, episódio muito sintomático dos tempos que se viviam. Espero que, muito brevemente, possam assistir à exibição dessa biografia, através da RTP, acedendo também a cenas memoráveis da estada da diva na capital.

Ainda uma nota final a demonstrar o altíssimo nível dos elencos que subiam ao palco de São Carlos, referindo que, em temporadas anteriores ao evento em apreço, o papel de Viloletta tinha sido vivido «só» por Maria Caniglia, Renata Tebaldi e Virginia Zeani!...

Bom visionamento!

http://youtu.be/lSmItkgh94Q
 
 
 

Sem comentários: