[sempre de acordo com a antiga ortografia]

domingo, 22 de setembro de 2013



Paolo Pinamonti
um auspicioso regresso


 Já se sabe que, numa primeira fase de trabalho, Pinamonti assegurará as funções de Consultor de Programação. Em relação ao futuro do Teatro Nacional de São Carlos nenhuma outra solução me poderia ter mais satisfeito.
 
Nem me vou reportar aos seus tempos no 'La Fenice' de Veneza e, tão somente, recordar o notabilíssimo trabalho que Paolo Pinamonti desenvolveu, entre 2001 e 2007 no TNSC e as sucessivas iniciativas que tem protagonizado, por exemplo, como Director Artístico do Festival Mozart da Coruña, do Teatro da Zarzuela de Madrid, sempre com nome êxito, para ter a certeza de que, novamente, nas suas mãos, o São Carlos vai renascer.

De facto, só a impreparação, o desconhecimento, a falta de nível de Isabel Pires de Lima, então Ministra da Cultura, pôde justificar a dispensa de funções de alguém com o gabarito d Pinamonti. A propósito, alguém se lembra de outros disparates que essa senhora cometeu? Era muito hábil no despedimento de gente com nível. Mais exemplos? António Lagarto, Director do Teatro Nacional D. Maria II, de Dalila Rodrigues de Directora do Museu Nacional de Arte Antiga. Por outro lado, revelou a maior inépcia não tendo conseguido o financiamento para a continuidade da famosa 'Festa da Música' do Centro Cultural de Belém.

Hoje em dia, quem e lembra dessa incompetente? Em contraste, de Pinamonti, não há quem não se congratule pelo seu regresso...

Sem comentários: