[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 28 de outubro de 2013




Efeméride mozartiana,
Don Giovanni


Hoje é dia grande nas efemérides mozartianas. Foi em 28 de Outubro de 1787 que Mozart deu por terminada Don Giovanni, fazendo entrar no seu catálogo pessoal as seguintes notas, que transcrevo com a pontuação original: “28 de Outubro, em Praga. Il dissoluto punito, o, il Don Giovanni. Opera Buffa em 2 Actos, Números Musicais: 24, Actores: Signore Teresa Saporiti, Bondini and Micelli; Signori Bassi, Ponziani, Baglioni and Lolli”

Tenham em consideração que, dada por terminada em 28, subiu à cena no dia seguinte. Os mencionados nomes referem-se aos actores que protagonizaram a estreia absoluta, em Praga, ou seja, senhores (Luigi) Bassi, (Felice) Ponziani, (Antonio) Baglioni e (Giuseppe) Lolli que assumiram, respectivamente, as personagens de Don Giovanni, Leporello, Don Ottavio e Masstto; as senhoras Teresa Saporiti, (Caterina) Bondini e (Caterina) Micelli, respectivamente, as de Donna Anna, Zerlina e Donna Elvira.

Como sabem, o libreto é de Lorenzo Da Ponte. A ter que vos propor uma récita, opto por uma histórica ainda que com alguns problemas de audição. Esta, de facto, é verdadeiramente antológica. Remonta a 27 de Julho de 1953. Estava-se em pleno Festival de Salzburg, tocava a Orquestra Filarmónica de Viena sob a direcção de Wilhelm Furtwängler. Eis o elenco, absolutamente irrepetível:

Don Giovanni- Cesare Siepi
Leporello- Otto Edelmann
Donna Anna- Elisabeth Grümmer
Donna Elvira- Elisabeth Schwarzkopf
Don Ottavio- Anton Dermota
Zerlina- Erna Berger
Masetto- Walter Berry
Commendatore- Raffaele Arié

Boa audição!

http://youtu.be/Jb3SpSOHpv0

 
 

Sem comentários: