[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quinta-feira, 31 de outubro de 2013



Revista Etnográfica
Artigo de Rita de Ávila Cachado


O registo escondido num bairro em processo de realojamento: o caso dos hindus da Quinta da Vitória [Texto integral] // (The hidden transcript in a neighborhood’s re-housing process:
the case of Hindus in Quinta da Vitória)

O artigo da Rita de Avila Cachado também aqui aparece integralmente transcrito. Portanto, para os interessados que me contactaram nesse sentido, o acesso é fácil, directo.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

"Este artigo parte da etnografia realizada junto da população hindu de um bairro nas franjas da cidade de Lisboa. Tal como dezenas de outros conjuntos residenciais de construção informal, a Quinta da Vitória foi inscrita no Programa Especial de Realojamento (PER) e os seus habitantes seriam realojados em habitação social.

Comparativamente com outros núcleos residenciais inscritos no PER, o processo da Quinta da Vitória levou mais tempo a ser concluído. Neste artigo procura-se descrever e analisar as formas como a população em causa reagiu, ao longo do processo de realojamento, a esta política social de habitação de grande envergadura no país.

O objetivo central do artigo é explorar, através do caso em apreço, a conceptualização de James Scott (1990) sobre formas de resistência subtis, naquilo que o autor apelida registo escondido, e o desenvolvimento das suas componentes, até um registo mais público de resistência. Através da análise deste processo, espera-se ainda contribuir para uma melhor compreensão da aplicação das políticas sociais em Portugal." (transcrição da sinopse)

Boa leitura!


Sem comentários: