[sempre de acordo com a antiga ortografia]

domingo, 17 de novembro de 2013



Efeméride mozartiana
Sinfonia No. 28


Para comemoração desta data, recorro a um texto que subscrevi no âmbito da série que partilhei convosco acerca das quarenta sinfonias de Amadé. E, espero bem que ainda se recordem do detalhe da numera
ção, já que acabo de escrever o número total a que monta a obra sinfónica de Mozart, ou seja, quarenta, apesar de a última, designada como Júpiter ter o número quarenta e um...

Para hoje, temos a Sinfonia em Dó Maior, KV 200, que pertence àquele grupo de três sinfonias em que o compositor evidencia o seu domínio da forma durante o período, isto é, juntamente com as KV 183, No. 25 e a KV. 201, em Lá Maior, No. 29, acerca das quais também apresentei os respectivos enquadramentos ao longo do ano passado.

Foi composta em 1774, provavelmente a 17 [ou 12] de Novembro mas, como a datação é muito problemática, o ano também poderá ter sido o anterior, sinfonia esta que será a sua última composição da designada série de Salzburg.

Quanto à estrutura, foi escrita para quatro andamentos, 1.Allegro spiritoso, 2.Andante em Fá Maior, 3.Menuetto/Trio e 4.Presto. Cumpre fazer especial referência ao andamento inicial, particularmente notável pelo recorte rigoroso da introdução. Na simplicidade da sua tonalidade em Dó Maior, hão-de reparar como as melodias e temas se desenvolvem contra os arpeggios.

Nos momentos finais, o compositor dá particular ênfase aos metais, como que sugerindo o que acontecerá na sua última sinfonia, precisamente a que mencionei logo no primeiro parágrafo, a No. 41, KV 551.

Tendo uma particular estima, já que se trata de um conjunto discreto mas de excelente qualidade, mais uma vez vos proponho uma gravação da Mozart Akademie Amsterdam e, portanto, a uma muito competente interpretação da orquestra sob a direcção de Jaap Ter Linden que, como já se terão dado conta, gravou a integral da obra sinfónica de Mozart.

Boa audição!

http://youtu.be/fo4YzaixT3E

 
 

Sem comentários: