[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014





Kristian Bezuidenhout,
Sonatas para Piano de Mozart


Na Mozartwoche 2014, tivemos dois recitais deste excepcional pianista, ambos na Aula Magna da Universidade de Salzburg, um dos quais vos dei conta. Como concordo
totalmente com esta apreciação acerca de Kristian Bezuidenhout, nada acrescento:

"Kristian Bezuidenhout plays Mozart on the fortepiano like no-one else. ... He performs...with all the sensitivity, expressivity, flair and stylistic integrity that has marked him out as a supreme master of the early keyboard. ...the tone is vibrant, the music thoroughly engaging, and the genius of Mozart is brilliantly and eloquently served." (The Scotsman, UK, review of Volume 3)

Apesar de fazer parte da promoção comercial de uma etiqueta discográfica muito conhecida dos melómanos, escolhi a gravação seguinte porque, além de vos proporcionar um vislumbre da sofisticação de Bezuidenhout na abordagem das Sonatas de Mozart, também vos oferece a oportunidade de perceber que tipo de pessoa ele é, a educação e os meios da casa onde nasceu, a sua relação com o universo mozartiano, etc. É um trabalho de síntese mas fornece pistas suficientes.

Aproveito a oportunidade para anunciar que - mais uma vez, numa iniciativa a todos os títulos de enaltecer, a Parques de Sintra Monte da Lua, contando com a especial assistência de Massimo Mazzeo, Director da Temporada de Música no Palácio de Queluz subordinada ao título "Tempestade e Galanterie" - este grande artista estará no próximo dia 12 de Março entre nós, beneficiando todos os amantes da boa música.

Boa audição!
http://youtu.be/TWADEJ2YGtA


Sem comentários: