[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014



Missa vespertina...


Hoje à noite, novamente, na Haus für Mozart, récita de "Orfeo ed Euridice", a ópera de Gluck a que assisti no passado dia 23. Portanto, como não vou repetir, tenho uma «folga»...

Como sou muito «religioso» - neste cas
o com as apas que se impõe porque, apesar de verdadeira, a sentença pretende ser irónica - aproveitando o tempo extra, que tal a proposta de uma ida à Missa?

É que, estava aqui a escrever outras linhas, quando me lembrei ter sido, precisamente, a "Credo Messe", KV. 257 de Mozart, a primeira Missa que ouvi em Salzburg, na Catedral, quando aqui vim pela primeira vez. Naturalmente, fez-me uma impressão incrível a qualidade da interpretação, com um coro, orquestra, solistas absolutamente impecáveis. Sabia ao que vinha, o que podia esperar mas, presencialmente, ultrapassou toda a expectativa. Enfim, foi há muitos anos.

Se ainda estão lembrados do meu «relatório» do passado domingo, foi esta a obra que também se tocou e cantou na igreja dos franciscanos nesse dia. Com todo este enquadramento, já sabem que peça aí vem.
A escolha desta gravação tem o seu significado.

É verdade que poderia ter escolhido uma «mais profissional». Se decidi propor esta é porque se trata de um grupo praticamente amador de Gessate, cidadezinha italiana de mais ou menos 5.000 habitantes, igual a tantas outras da Lombardia onde é possível produzir algo com esta qualidade.

Bastou que um padre lá do sítio comemorasse 25 anos de sacerdócio para que pudessem abalançar-se à concretização deste projecto de tocar - também há um Conservatório local... - e cantar uma missa sofisticada que só está ao alcance de gente educada, informada e culta. Tão simples como isto. Bem, por aqui me fico para não entrar em comparações com o canto mais a sudoeste europeu...

Boa audição!


http://youtu.be/Idyi6cAo2Wg

Sem comentários: