[sempre de acordo com a antiga ortografia]

terça-feira, 29 de abril de 2014



Grande expectativa
Trata-se de uma verdadeira preciosidade, obra plena do refinadíssimo humor do século dezassete. Passo a reproduzir o texto da Gulbenkian:

Elena - Francesco Cavalli
 
Esteve nomeada para os Opera Awards 2014, esta ópera estreada no Festival de Aix-en-Provence e que conta com direção musical de Leonardo Garcia Alarcón e encenação de Jean-Yves Ruf.

 
Terça, 29 Abril 2014, 19:00 - Grande Auditório

O drama per musica em um prólogo e três atos Elena, de Francesco Cavalli, esteve mais de três séculos sem ser apresentado publicamente. No Verão de 2013, o Festival d’Aix-en-Provence External Link levou a obra à cena, numa coprodução com a rede ENOA External Link, da qual faz parte a Fundação Gulbenkian, o que lhe valeu uma nomeação para os Opera Awards deste ano, na categoria “Redescobertas”.

Esta é a primeira produção integral e cénica da ópera do compositor italiano do início do período barroco, Francesco Cavalli, que sucedeu a Claudio Monteverdi no cenário da ópera de Veneza, cidade onde Elena estreou em 1659, com libreto de Giovanni Faustini e Niccolo Minato.

Esquecida por mais de 350 anos, Elena de Francesco Cavalli é considerada uma das primeiras óperas cómicas do século XVII e uma das muitas obras que retomaram, nesta época, a história de Helena. Helena tinha reputação de ser a mulher mais bela do mundo e foi por isso disputada por vários homens, entre os quais Teseu e Menelau.

Nesta versão, Elena é apresentada com uma encenação de Jean-Yves Ruf, a direção musical do maestro argentino Leonardo Garcia Alarcón, acompanhado pelo agrupamento Cappella Mediterranea, que o maestro fundou, e solistas da Academia Europeia de Música.

Este “milagre de sensualidade”, como refere o jornal Le Monde, é uma produção do festival de Aix-en-Provence e da Academia Europeia de Música, co-produzida com Marseille-Provence 2013 – Capital Europeia da Cultura, com o apoio da Fundação Orange – Ópera de Lille, Ópera de Montpellier, Ópera Angers-Nantes, Ópera de Rennes e a Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito da Rede ENOA External Link.



Seguidamente, uma breve mas muito eficaz introdução/apresentação, por parte dos principais responsáveis por esta produção do Festival d'Aix-en-Provence, ou seja, Maestro Director musical, Leonardo García Alarcón e encenador, Jean-Yves Ruf.
http://youtu.be/BiGGCdrQ_LU

Para quem estiver interessado em assistir à récita, em especial os que não puderem deslocar-se à Gulbenkian, aqui vos apresento precisamente a mesma produção que amanhã estará no Grande Auditório da Gulbenkian, em gravação completa.
http://youtu.be/lLVBkehOVPQ

Boa audição!
 


3

Sem comentários: