[sempre de acordo com a antiga ortografia]

terça-feira, 29 de abril de 2014



Vede como eles se amam!

[facebook, 27.04.2014]


“(…) Todos os que haviam abraçado a fé viviam unidos e tinham tudo em comum. Vendiam propriedades e bens e distribuíam o dinheiro por todos, conforme as necessidades de cada um. Todos os dias frequentavam o templo, como se tivessem uma só alma e partiam o pão em suas casas; tomavam o alimento com alegria e simplicidade de coração, louvando a Deus e gozando da simpatia de t
odo o povo (…)” (Act 2, 42-47)

Outro comunismo

É muito nestas palavras dos Actos dos Apóstolos, hoje presentes numa das leituras da liturgia do Domingo da Divina Misericórdia, que radicamos a nossa fé. Apesar de apontarem, como no comunismo laico, para a prática de quem põe em comum, de quem comunga bens materiais essenciais à subsistência e à vida em sociedade, estas atitudes dos primeiros cristãos alcançam, expressamente, uma outra dimensão, qual seja a religiosa, portanto, mesmo no sentido etimológico, de ligação ao divino.

Para nós, cristãos, é no privilégio e na bem-aventurança da partilha, de tudo quanto é possível pôr em comum, que consiste e se evidencia a vertente eucarística da nossa fé, balizando todos os nossos actos, sejam quais forem os seus enquadramentos. E, tal como, implicitamente, revelam os citados Actos dos Apóstolos, também hoje, o nosso comportamento é escrutinado por todos os demais, à nossa volta.

Um santo domingo!

Sem comentários: