[sempre de acordo com a antiga ortografia]

terça-feira, 24 de junho de 2014



São João Baptista


[Estou em São Miguel, Açores, onde permanecerei em trabalho até ao próximo sábado. Em pleno São João e de Festas San joaninas que, em determinadas freguesias desta ilha têm especial brilho, não perderia a oportunidade para partilhar convosco a música que, mais a propósito, me ocorre]

 
São João Baptista


Em 21 de Junho, a propósitio de uma efeméride relacionada com a estreia da ópera “Die Meistersinger for Nünberg” de Richard Wagner, referi-me às festas joaninas que são motivo evidente do início do segundo Acto.

Hoje, dia do santo do meu nome, pelo qual tenho especial e natural devoção, quero propor-vos a peça musical que sempre me ocorre. Poderia ser mas, de facto, não é a célebre cena da ópera “Salome” de Richard Strauss que, aliás, com muito e bom proveito, também poderão escutar bastando que, para o efeito, seleccionem uma boa interpretação.

“Christ unser Herr zum Jordan kam, BWV 7”, [Jesus Nosso Senhor veio ao Jordão] de Johann Sebastian Bach, a minha referência desta data, foi composta em Leipzig, mesmo para o dia de São João e estreada em 24 de Junho de 1724, com base num cântico precisamente homónimo de Martinho Lutero.

Estruturada em sete partes, o texto das primeira e sétima é o original enquanto que, da segunda à sexta, temos palavras de um autor anónimo que não se refere ao Evangelho sobre o nascimento do baptista ou do baptismo de Cristo.

Trata-se de uma Cantata para ‘alto’, tenor e baixo, coro, dois oboé d’amore, dois violinos, viola e baixo contínuo, de acordo com o seguinte detalhe:

1.Coro: Christ unser Herr zum Jordan kam; 2.Aria (baixo): Merkt und hört, ihr Menschenkinder; 3.Recitativo (tenor): Dies hat Gott klar mit Worten; 4.Aria (tenor): Des Vaters Stimme ließ sich hören; 5.Recitativo (baixo): Als Jesus dort nach seinen Leiden; 6.Aria (alto): Menschen, glaubt doch dieser Gnade; 7.Coral: Das Aug allein das Wasser sieht.

Interpretação a cargo do Coro do King's College Choir Cambridge - David Willcocks, solistas: Alto-Paul Esswood, Tenor -Kurt Equiluz, Baixo-Max van Egmond, Leonhardt-Consort, sob a direcção de Gustav Leonhardt.

[A pintura de ilustração da gravação, 'Baptismo de Cristo' é de Jean- Baptiste Camille Corot.]
Bom dia de São João!

Boa audição!

http://youtu.be/XrKLoHDkKqM


Sem comentários: