[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 30 de junho de 2014



Teatro Nacional de São Carlos 


Com projecto do arquitecto José da Costa e Silva, foi inaugurado em 30 de Julho de 1793, pela Rainha D. Maria I, faz hoje 221 anos, para substituir o Teatro de Ópera do Tejo destruído por altura do Terramoto de 1755.

O espectáculo inaugural foi o 'dramma giocoso per musica' em três actos "La Ballerina amante" de Domenico Cimarosa (1749-1801), com libretto de Giuseppe Palomba. Trata-se de uma obra que se pode incluir naquilo que se designa co
mo metateatro, género de espectáculo que, indulgentemente, ri ou sorri dos seus próprios pecadilhos e vícios, de algumas das suas mais características personagens, em especial, dos empresários e compositores, cantores, bailarinos, etc.

Quem pretender aceder a obras de referência sobre o São Carlos não pode deixar de consultar a bibliografia do Dr. Mário Moreau, um grande amigo do meu pai que o acompanhou, diariamente, durante o seu último mês de vida, algo que jamais poderei esquecer. Entre outras obras, são de sua autoria "Cantores de ópera portugueses" (em três grossos volumes), "Coliseu dos Recreios: um século de história", "O Teatro de São Carlos: dois séculos de história" e ainda, mais recentemente, as biografias de Tomás Alcaide e Luísa Todi.

Para comemorar a efeméride, não me tendo sido possível propor-vos um excerto da referida obra, eis a Abertura de "Il Matrimonio segreto" do mesmo compositor, numa leitura de
Daniel Barenboim.

Boa audição!

http://youtu.be/ibAem4-_oKE
 
 

Sem comentários: