[sempre de acordo com a antiga ortografia]

domingo, 31 de agosto de 2014



Ontem
Jornal "Público"

Duas curtas referências.

A primeira, para a crónica 'O Islão e nós', de Vasco Pulido Valente. Nem sempre consegue mas, desta vez, é de evidente lucidez. Apenas um excerto:

"(...)
Nem os milhares de funcionários que na América tentaram convencer Bush que não era uma boa ideia invadir o Iraque, nem os conselhos de fora, nem sequer a própria evidência das coisas conseguira...
m impedir o desastre da invasão. Bush passou por cima de tudo e, de caminho, arrasou o equilíbrio precário que a Inglaterra e a França tinham imperialmente estabelecido na região depois da I Guerra Mundial. No fim, quando se retiraram as tropas do Ocidente, ficou o que devia ficar: uma guerra civil étnica e religiosa, que pouco a pouco alastrou a uma boa parte do mundo muçulmano, com o apoio e a colaboração das colónias de refugiados nos países mais tolerantes da Europa. Como se viu agora com a morte de James Fowley, o 'Londanistão' realmente existia e colaborava com os militantes no terreno. (...)"

A segunda, em contexto muito diferente, para uma justa saudação a
Pedro Macieira, na coluna 'Ainda ontem', subscrita por Miguel esteve Cardoso, o mais famoso recém-chegado, rendido às maravilhas de Colares:

"(...) Delicie-se a habituar-se a ler e ver o blogue Rio das Maçãs de Pedro Macieira para saber das maravilhas (e das monstruosidades) da freguesia de Colares (...)".

Finalmente, MEC, referindo uma evidência que, para nós, já tem oito anos de belíssima, limpa, competente e empenhada intervenção cívica

Sem comentários: