[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sábado, 23 de agosto de 2014



Salzburg, um estupendo dia
... e uma efeméride mozartiana!


Tal como confirma uma das minhas amigas do Mozarteum, com quem acabo de contactar, hoje está um dia maravilhoso em Salzburg! O azul do céu não engana. Mas permitam que vos situe. Para o efeito, socorro-me do transeunte que caminha pelo meio da rua, mesmo sob o parapeito desta janela que, tenho quase a certeza, será a de uma das da agência local do Vontobel Bank.

A verdade é que este peão não está no meio da rua ma...
s sim de pequena praça, a Hagenauerplatz [Hagenauer é o nome da família proprietária da casa onde nasceu Mozart]. Tanto à esquerda como à direita, há lojas comerciais e, mesmo em frente, duas fachadas de edifícios da famosa Getreidegasse, a mais conhecida e fascinante rua pedonal da cidade e uma das mais famosas da Europa.

Reparem no canto superior direito. A cúpula que se adivinha é a da esplêndida Kollegienkirche, jóia do barroco austro-germânico, projecto de Johann Bernard Fischer von Erlach. E, nesse edifício ocre, precisamente, a referida casa onde Wolfgang nasceu e viveu até que os pais se mudaram para a Tanzmeisterhaus, na actual Makartplatz. Como calculam, é uma romaria infernal de milhares de pessoas pretendendo visitar o 'sagrado' local.

Graças a Deus, como membro do Mozarteum, acedo sem qualquer problema, gratuitamente, em qualquer altura do ano. E vale mesmo a pena porque ali acontecem exposições concebidas por grandes encenadores de reputação mundial que interpretam o espaço, sempre surpreendentes.

Finalmente, gostaria de aproveitar a oportunidade também para comemorar uma efeméride mozartiana. Em 22 de Agosto de 1781, Amadé dá por terminado o Acto I de "Die Entführung aus dem Serail". Do primeiro acto desse Singspiel, partilharei convosco aquela que é uma das mais extraordinárias interpretações da Aria de Constanze, "Ach ich liebte", por Edita Gruberova, numa gravação que remonta a 1980. Dirige Karl Böhm.
 
 
 
Heute ist ein wunderbarer Tag in Salzburg!
A wonderful day in Salzburg - Have a nice weekend!
 
Foto: Heute ist ein wunderbarer Tag in Salzburg! A wonderful day in Salzburg - Have a nice weekend!

Sem comentários: