[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Sintra,
mágoas evitáveis


"Trânsito caótico na Vila de Sintra, do nascer ao pôr-do-sol. E são tantas as soluções que me surgem na mente. Haja vontade, amor ao património e decisões corajosas. Aqui fica uma imagem do Centro Histórico sem carros, só para fazer sonhar, é claro."

[Sintra-te]

..................................................................

Meus caros amigos, acabando de ler este desabafo, tenho de vos confessar que, se fosse "(...) só para sonhar (...)", (des)sintrava-me imediatamente. Na realidade, para Sintra, é uma questão de sobrevivência aquilo que, por enquanto, não passa de sonho.

Naturalmente, que coragem não é necessária!... De qualquer modo, questão de sobrevivência que é, nada exige que, há dezenas de anos, não esteja em vigor em locais congéneres, em todas as latitudes. Sabemos que o trânsito tem de ser condicionado, que o regime de cargas e descargas só pode ser exigentíssimo, que não há a mínima possibilidade de continuar a cultivar o desleixo.

Pois é. São os tais parques dissuasores, os silos de proximidade, uma rede de transportes públicos totalmente renovada, em articulação com o estacionamento, integrada no sistema de acesso aos pontos altos da serra, tanto, tanto que fazer. Porém, enquanto tudo isto se prepara, Sintra não pode deixar de dar sinais inequívocos de que é lugar onde prevalecem atitudes cívicas que preservam o interesse da comunidade.

APENAS CASOS DE POLÍCIA!

Há iniciativas e atitudes que, imediatamente, podem - e devem! - ser tomadas. Meus senhores, trata-se de matéria para actuação das diferentes forças policiais, nomeadamente, Polícia Municipal e Guarda Nacional Republicana. Naturalmente, como detentores do poder e da autoridade democrática que lhes foram conferidos pelos eleitores, ao autarcas têm de demonstrar-nos que exigem o seu cumprimento, 'de facto' e 'de jure'.

Assim não acontecendo, até parece que, pelo contrário, as forças da autoridade receberiam sugestões no sentido de não actuarem... Para fecharem os olhos aos autocaravanistas que, despudoradamente, acampam no Rio do Porto ou no Parque de estacionamento do Departamento do Urbanismo; não se ralarem com os camions pesados que, empatando a circulação, fazem descargas de bidons de cerveja, às onze da manhã, em pleno centro histórico; ignorarem o facto de zonas pedonais se terem transformado em parque de estacionamento, etc, etc.

No "Sintra-te", movimento cívico, impõe-se que estejamos à altura deste 'programa'. Tenho a certeza de que, em grupo, coesos, saberemos exigir, na Assembleia Municipal - lugar por excelência onde tais questões se dirimem - que a Câmara Municipal de Sintra e as diferentes polícias, actuem de tal modo que os cidadãos sintam como vale a pena ter esperança.
 .........................................
 
 

Trânsito caótico na Vila de Sintra, do nascer ao pôr-do-sol. E são tantas as soluções que me surgem na mente. Haja vontade, amor ao património e decisões corajosas. Aqui fica uma imagem do Centro Histórico sem carros, só para fazer sonhar, é claro.
 
 

Foto: Trânsito caótico na Vila de Sintra, do nascer ao pôr-do-sol. E são tantas as soluções que me surgem na mente. Haja vontade, amor ao património e decisões corajosas. Aqui fica uma imagem do Centro Histórico sem carros, só para fazer sonhar, é claro.
 

 

Sem comentários: