[sempre de acordo com a antiga ortografia]

terça-feira, 23 de setembro de 2014




Efeméride mozartiana
23 Setembro de 1771 [II]


Não, não se trata de repetição! Verificarão como tenho razões para voltar ao assunto.

É hoje o meu segundo texto de hoje sobre a mesma efeméride, portanto, referente à data em que Mozart completou "Ascânio in Alba". Se volto ao assunto é porque gostaria de partilhar convosco mais uma interpretação absolutamente paradigmática, precisamente da mesma Aria que vos propus esta manhã, na voz de um tenor que não tenho a menor dúvida em colocar no mais elevado pedestal. É o esplendor mozartiano na sua forma mais sábia e eficaz. Absolutamente imperdível!

Aproveito a oportunidade para relembrar que o compositor recebeu uma encomenda da casa imperial de Viena para a composição de uma ópera que vem a assumir a forma de uma 'Festa Teatrale' em dois actos, de pendor pastoril, que também é designada como Serenata Dramática.

Já sabem que o libreto, em Italiano, é de Giuseppe Parini. Trata-se de obra de juventude de Amadé, estreada no Regio Ducal Teatro de Milão, no âmbito das bodas do Arquiduque Ferdinand - filho da Imperatriz Maria Theresia - com a Princesa Maria Ricciarda Beatrice d'Este de Modena.

A obra bem evidencia a precoce mestria de Mozart nos meandros mais sofisticados do drama lírico. A título de exemplo, eis a estupenda interpretação da célebre Aria de Ascanio, do I Acto, 'Cara, lontano ancora'. Canta Michael Chance, com o Concerto Armonico, sob a direcção de Jacques Grimbert.


Boa audição!

http://youtu.be/wlbKE7Z-Olo

Michael Chance sings "Cara, lontano ancora"from Ascanio in Alba by Wolfgang Amadeus Mozart(1756-1791) Concerto Armonico Jacques Grimbert, conductor Paris IX....
youtube.com

Sem comentários: