[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quinta-feira, 23 de outubro de 2014



Intervenção cívica:
aí está o desafio
 
[facebook, 22.10.2014]
 
Como já se aperceberam, tendo estado e também intervindo nesta sessão da Assembleia Municipal, assisti à divulgação da notícia em apreço. Faço parte de associações cívicas que não podem estar mais interessadas no acesso a esta informação e que, naturalmente, pretendem participar activamente em todas as fases da apresentação, discussão, negociação de eventuais alternativas que vão acontecer antes da concretização de qualquer projecto.
...
Quando, há dias, tomei conhecimento destas notícias, ouvi garantias inequívocas quanto à necessidade e à vontade do executivo autárquico de audição dos cidadãos, em termos formais e informais, algo que não me poderia ter deixado mais tranquilo. E esta convicção é tanto mais pertinente quanto a anterior experiência de luta contra a concretização de um projecto de construção de um parque subterrâneo na Volta do Duche, em que, honrosamente, tantos de nós nos envolvemos, continua fornecendo indícios bastantes para que a autarquia só pise o terreno que mais convém a Sintra.
 
Dificilmente encontraríamos matéria mais mobilizadora para a empenhada intervenção dos cidadãos. O assunto é de tal modo sensível e crítico que não podemos transigir com quaisquer soluções que não se enquadrem na metodologia que temos proposto, ou seja, a de privilegiar a análise sistémica - por exemplo, quanto à articulação desta solução, anunciada pelo Dr. Basílio Horta, com a grande moldura dos parques periféricos, bem como com os transportes públicos, regime de cargas e descargas, condicionamento de trânsito em vias cruciais, etc, etc - análise aquela que, a jusante, permitirá a adopção das intervenções integradas que garantam a coerência de todo o grande dispositivo em que se inscrevem.
 
 

Sem comentários: