[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quinta-feira, 23 de outubro de 2014



Mozart, violino infantil
em andanças orientais
 
 
I. No passado dia 21, sempre a partir de informação dispensada pelo Mozarteum, partilhava eu convosco:
 
Violino de Mozart na Coreia

Um dos violinos de Mozart, mais especificamente o que ele tocou quando criança, está de visita à Coreia no âmbito de uma delegação económica em digressão por aquele país. Nestas fotos, o momento em que o próprio Presidente da Fundação Internacional do Mozarteum de Salzburg, Dr. Johannes Honsig-Erlenburg, ao piano, acompanha uma menina-prodígio local, de oito anos de idade. Que sorte a dela, de poder tocar numa peça patrimonial de valor inestimável!...

Lendo nas entrelinhas, imagina-se como tal evento de animação cultural sui generis, terá constituído mais-valia decisiva para o êxito da referida delegação. Negócios, ciência, cultura, num novelo de objectivos ao serviço da Áustria e da cultura europeia, em geral, bem como da cidade de Salzburg que fica sempre, sempre a ganhar...

Rematando, uma das primeiras peças de Wolfgang Mozart para Violino (e, naturalmente, teclas, cravo, neste caso), a KV 6 composta quando o miúdo teria entre 6 e 8 anos de idade.

Boa audição!

http://youtu.be/BNuo4OsOjVw
_____________________


II. Hoje, também procedente da mesma fonte, mas já 'filtrado' pela ORF, mais um documento muito interessante. Para acederem ao som, terão de 'clicar' sobre a foto. Aparecerá o texto da rádio austríaca que inclui uma gravação através da qual poderão aceder ao precioso momento em que o Presidente do Mozarteum ao piano, acompanha a menina prodígio de oito anos.
 
 
 
Auf einem Originalinstrument von Mozart musizieren: Welcher talentierte Musiker möchte das nicht? In der südkoreanischen Hauptstadt Seoul hatte am Montag die achtjährige SoHyun Ko die Ehre, auf Mozarts Kindergeige zu spielen.
salzburg.orf.at
 

Sem comentários: