[sempre de acordo com a antiga ortografia]

domingo, 16 de novembro de 2014



Escola Portuguesa de Arte Equestre
na Feira Nacional do Cavalo na Golegã

[facebook, 10.11.2014]

[É com o maior prazer que, a propósito, disponibilizo a informação que acabo de receber da Parques de Sintra que, como sabem, também enquadra a EP de Arte Equestre, com um tremendo sucesso como é seu timbre. Portanto, mais um aliciante para ir até à Golegã, neste que é o momento da vida cultural mais importante do concelho durante o ano, referência máxima nacional de todas as actividades que, de algum modo, se relacionam com os equinos.

Pessoalmente, tudo isto me diz imenso. A minha família paterna é originária da Golegã e freguesias limítrofes, de Pombalinho, Azinhaga, esteve intimamente ligada às actividades agrícolas e pecuárias, à criação de cavalos e de touros, havendo familiares que vivem exclusivamente da agricultura. Alguns dos meus primos, tanto eu como as minhas filhas montamos e, muito em breve, também por minha iniciativa, para já, o neto mais velho será iniciado.]

- Apresentação contará com 12 cavalos e 9 cavaleiros
- Novo carrossel de 8 cavalos: apresentado pela primeira vez em Portugal


Sintra, 10 de novembro de 2014 – A Escola Portuguesa de Arte Equestre (EPAE) vai participar com uma apresentação na XXXIX Feira Nacional do Cavalo, que se realiza na Golegã, de 7 a 16 de novembro.

A apresentação da Escola será no dia 14 de novembro (sexta-feira), às 21h00, no Largo do Arneiro. Na apresentação, que contará com a participação de 12 cavalos lusitanos Alter-Real e de 9 cavaleiros, vão ser exibidos diversos números como um "pas de trois", um solo em rédeas longas e também o novo carrossel de 8 cavalos, apresentado pela primeira vez pela Escola em Portugal.

À semelhança do ano passado, a EPAE estará também presente no espaço da Companhia das Lezírias, para o qual foi convidada, entre os dias 13 e 16 de novembro, onde disponibilizará informações e terá à venda produtos alusivos à Escola, nomeadamente o livro “Escola Portuguesa de Arte Equestre”, editado em julho deste ano, da autoria de Teresa Abrantes.

A presença da EPAE neste evento é de grande importância, uma vez que este é o mais importante do setor em Portugal, e permite uma grande visibilidade do trabalho da Escola e das atividades de turismo equestre que têm sido levadas a cabo pela Parques de Sintra.

Programa: www.fnc.cm-golega.pt/…/Docum…/programas/programa_fnc2014.pdf
Mais informações: www.fnc.cm-golega.pt

Sobre a Escola Portuguesa de Arte Equestre
A Escola Portuguesa de Arte Equestre, sediada nos jardins do Palácio Nacional de Queluz, foi fundada em 1979 com a finalidade de promover o ensino, a prática e a divulgação da Arte Equestre tradicional portuguesa. Recupera a tradição da Real Picaria, academia equestre da corte portuguesa do século XVIII, que usava o Picadeiro Real de Belém, hoje Museu Nacional dos Coches, e monta exclusivamente cavalos lusitanos da Coudelaria de Alter.

A gestão da Escola Portuguesa de Arte Equestre foi entregue pelo Governo à Parques de Sintra em setembro de 2012, juntamente com a gestão dos Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz.
fnc.cm-golega.PT
 
 

Sem comentários: