[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014



E nós?
Que pequeninos! Que insignificantes!...



Conheço o exemplar. Somos muito amigos.
Filhas e netos também já pertencem ao CIP, Clube dos Indefectíveis da Perenidade....

Vão por mim e juntem-se-nos. A 'sede' é na Parques de Sintra. Se ainda tiverem alguma dúvida, tanto a Dra. Ana Margarida Oliveira Martins como o Engº Nuno Oliveira, meus queridos amigos, podem esclarecer.


 
Foto de Parques de Sintra.



 
 
 
Parques de Sintra adicionou 3 fotos novas.
Quando visitarem Sintra para ver as cores de outono, sugerimos que prestem particular atenção a este belo exemplar de Ginkgo biloba, no Parque de Monserrate. Ut...ilizando a aplicação Talking Heritage podem descobrir curiosidades sobre esta espécie e muitas outras.
Por exemplo, sabiam que os fósseis mais antigos desta espécie datam do Jurássico, a era dos dinossauros, razão por que é considerada um fóssil vivo? Foi, durante muito tempo, considerada extinta até que foi descrita pela primeira vez, por volta de 1690, pelo médico e botânico alemão e Engelbert Kaempfer. É uma árvore muito resistente a insetos, fungos, vírus e bactérias, à poluição causada pelo dióxido de enxofre, ao fogo e até mesmo à exposição radioativa. Um exemplar plantado a 1,1km do epicentro da bomba atómica que atingiu a cidade japonesa de Hiroshima, em 1945, sobreviveu sem quaisquer deformações significativas! Uma árvore desta espécie pode viver mais de 1.000 anos, e o exemplar mais antigo conhecido tem atualmente cerca de 3.500 anos
 
 
 

Sem comentários: