[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015


Sintra,
Portela - Estefânea,
ponte metálica


[facebook, 04.01.2015]

Quando poderemos contar com a reposição da ponte metálica pedonal que permite o acesso expedito entre a Portela e a Estefânea? Durante os dias úteis, nos horários de trabalho, os transtornos não podem ser maiores. À noite, também tudo está comprometido porque não pode funcionar o parque de estacionamento adjacente ao edifício do Departamento do Urbanismo para efeito de alívio da procura dos utentes do Centro Cultural Olga Cadaval.
...
Tanto quanto se sabe a ponte está pronta para instalar. Parece que um sério diferendo opõe a Câmara Municipal de Sintra aos proprietários do terreno onde assentam as bases do referido equipamento. Há uns meses que ouvimos promessas e mais promessas acerca da devolução da estrutura à população tão prejudicada pela situação.

Mais recentemente, o Senhor Vereador Luís Patrício, com o pelouro da mobilidade urbana, em diálogo com Fernando Cunha Cunha, Vogal da União das Freguesia de Sintra, afirmava que o assunto ia ser mesmo despachado favoravelmente aos cidadãos, 'a bem ou a mal'... Naturalmente, quando tive conhecimento deste propósito do Senhor Vereador, fiquei muito bem impressionado porquanto a defesa dos interesses da comunidade só pode prevalecer sobre o de particulares.

Outras intenções

A Câmara está investida da autoridade democrática para o efeito. Vai sendo tempo de nos dar satisfações sobre o que está acontecer. É a resolução cabal e atempada de questões como a da recolocação da ponte sobre a linha férrea entre os dois bairros mais importantes da sede do concelho, que nos pode dar preciosas indicações quanto à capacidade de gestão da autarquia.

De boas intenções, como diz «o outro», está o inferno cheio... Da autoria do mesmo Senhor Vereador, lemos as suas intenções sobre o 'Quarteirão das Artes'. A verdade é que, até agora, na zona pedonal da Estefânea, que coincide com o tal quarteirão, ou seja, AV. Heliodoro salgado e Rua Cap. Mário Alberto Soares Pimentel - esta última com o pavimento perigosíssimo, ainda pior que o da precedente - nem um centímetro foi requalificado.
  
Também anunciou o projecto de instalação do teleférico, cuja manifesta controvérsia - se bem que, a breve trecho, pressuponha o maior envolvimento dos cidadãos sintrenses, em geral, e das suas associações cívicas em particular - de certeza absoluta, não nos vai distrair das matérias que, há meses e anos, estão por resolver.

O Senhor Vereador Luís Patrício sabe o apreço que por ele nutro. É por isso que, na justa medida das minhas limitadas possibilidades, e no respeito que lhe devo como autarca eleito, que não permitirei me decepcione e, se puder, evitando o seu incurso em erros previsíveis. Não tenha a mais pequena dúvida de que, no comum amor a Sintra, não posso estar mais ao seu lado, apesar de me bater por soluções que, diferentes das propostas por si, parece melhor defenderem os interesses da comunidade. Graças a Deus, nesta luta, sinto-me muito, muito bem acompanhado.


 

Sem comentários: