[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 18 de maio de 2015



Belém, Belenenses,
e memórias de infância feliz



[facebook, 05.03.2015]


Hoje, ao ler o artigo do Prof. Fernando Roboredo Seara na edição do jornal "A Bola" do passado dia 1 de Março, deparei com uma sua referência à construção do estádio do Restelo, inaugurado em 1956. Eram os meados do século vinte que, para mim, corriam despreocupadamente, numa meninice feliz, muito bonita, tão poética como a de qualquer Petit Prince.

Foi o bastante para me assaltarem remotas memórias do lugar já que, tendo nascido em quarenta e oito e morando bastante perto, com cinco, seis anos, passeava com minha mãe, outras senhoras, mana e garotos da nossa idade por aqueles ermos da Encosta da Ajuda, assim era designada aquela privilegiada zona da cidade.

Uma dessas mais impressivas recordações está relacionada com as obras de construção do Estádio do Restelo, quando, dentro dos terrenos do clube, as escavadoras descobriram a semi-soterrada Capela ou Ermida do Santo Cristo.

 Não podem calcular o meu fascínio enquanto fui assistindo ao desenterramento da peça. Deve ter sido, foi certamente, a minha primeira experiência de Arqueologia ao vivo.

Já não sei precisar durante quanto tempo houve romarias ao lugar e, como privilegiados vizinhos que éramos, naturalmente, acompanhámos tudo muito bem. Julgo que o episódio me terá marcado decisivamente para toda a vida. Em nossa casa, em casa dos avós, também muito perto, na Rua Vieira Portuense, falou-se imenso acerca do assunto.

Graças a Deus, em casas de gente interessada, foi uma oportunidade de autêntico banho de imersão no universo da História, Arqueologia, falando acerca de escavações, descobertas, monumentos desenterrados, das peças que, no Museu arqueológico, contíguo aos Jerónimos, também ali a poucos metros, eu visitava com os meus primos, em muitas manhãs de domingo, depois da catequese, depois da Missa, antes de darmos um salto ao Jardim Colonial...

Meu Deus! A realidade, os mitos e a mitologia de Belém, com e sem Império, que, de algum modo, me formataram a cabeça, gostos, interesses, opções estéticas. Permitam que me socorra de informação disponível em qualquer publicação sobre o local, partilhando convosco algumas notas curiosas.
 
"(...) Ao que parece esta ermida recatada e de aspecto relativamente singelo destinava-se quase exclusivamente aos monges do Mosteiro dos Jerónimos e às suas horas de meditação. Conta-se também que Vasco da Gama se terá recolhido nesta ermida antes da partida para a Índia, longe das multidões que rodearam a missa na Ermida de Santa Maria de Belém.

Foi no início do séc. XX que terá sido votada ao abandono (dizem até que foi temporariamente utilizada como matadouro para os pastores da zona; por outro lado chegou a ser conhecida por “casa do canalizador”, presumimos que por ter sido habitação de um mestre daquele ofício). Desde a inauguração do Estádio do Restelo, em 1956, a capela tem sido mantida e utilizada pelo Clube de Futebol “Os Belenenses” para a realização de cerimónias religiosas. (...)"

Vejam lá como a leitura de um artigo do meu amigo Prof. Seara, num jornal desportivo - que eu só leio porque ele costuma reproduzir os seus escritos no fb - acaba por desencadear este colar de pérolas, unidas pelo fio do meu tempo. Acreditem que partilhá-las convosco também me dá um prazer enorme.

Sem comentários: