[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 15 de junho de 2015



Quinta da Ribafria,
novos tempos



[facebook, 13.04.2015]

É com a maior satisfação que «acompanho» Rui Pereira nesta jornada em que a Escola Profissional de Recuperação do Património - onde fui professor durante quase vinte anos - aqui aparece em trabalhos de requalificação da Quinta da Ribafria.
...
Naturalmente, porque Património é memória e eu tenho memória, não posso deixar de lembrar que, no princípio da década de 90 do século passado, alunos desta mesma escola participaram em trabalhos de recuperação deste mesmo espaço. E lembro que tudo ficou impecável.

Em 17 de Maio do ano passado, integrado numa visita organizada por Fernando Morais Gomes, presidente da Alagamares Cultura, tive um dos maiores desgostos como militante da defesa do património de Sintra ao testemunhar a degradação de um espaço que nos é tão caro como este santuário da Renascença. Como foi possível um tal desleixo, com tão nefastas consequências, ao ponto de não se reconhecerem determinados sítios?

Subsequentemente, o grupo de que fiz parte reuniu várias vezes, tendo redigido um documento de síntese sobre o momento actual e, fundamentalmente, com o objectivo de apresentar propostas de actuação futura na Quinta da Ribafria, nos diferentes domínios do lazer e preenchimento de tempos livres, animação cultural, articulando com uma vertente de ocupação hoteleira, sempre com a preocupação de compatibilidade desta com as precedentes.

Quase um ano depois, já no próximo dia 25 de Abril, a Ribafria vai abrir portas ao público para um primeiro período de usufruto do local. Naturalmente, é na maior expectativa que aguardo pela data em que todos teremos oportunidade de verificar como o trabalho de militância de um grupo atento às questões mais gritantes de degradação do património resultou em alerta profícuo, tendo sido acolhido pela Câmara Municipal de Sintra com o respeito com que os eleitos locais reconhecem o exercício da cidadania.

A terminar, na justa medida das minhas limitadas possibilidades, apelo à presença de quem ali possa deslocar-se. Tenho a certeza de que será uma excelente ocasião para celebrar Abril, certo é que de modo sui generis, mas perfeitamente adequado.

AT: É vasta e muito interessante a galeria de fotos que vale a pena percorrer até chegar às institucionais figuras do Presidente Basílio Horta e do Vice Presidente Rui Pereira que, estando de parabéns, rematam muito bem...
 
Ver mais
Foto de Escola do Património.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Foto de Escola do Património.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Foto de Escola do Património.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Escola do Património adicionou 22 fotos novas ao álbum REPORTAGEM RTP2#QUALIFICAR+.
Na passada terça-feira, a equipa de reportagem da RTP2 do programa "QUALIFICAR+" esteve na nossa escola e acompanhou-nos numa visita à Quinta da Ribafria, onde ...os alunos do curso de ACR estão a promover várias intervenções de conservação e restauro nas cantarias da Quinta. Nesta visita à quinta tivemos o privilégio da companhia do Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Dr. Basílio Horta e do Exmo. Sr. Vice Presidente, Dr. Rui Pereira.
 

Sem comentários: