[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quinta-feira, 27 de agosto de 2015




Palácio de Queluz, como nunca o viu
- Que luz!


_________________________
 

 Como estarão lembrados, foi no meu mural do facebook e no blogue sintradoavesso que terão tido acesso às primeiras notícias. Eis parte da notícia que partilhei convosco no dia 21 de agosto de 2014:

 
"(...) É com o maior gosto que, finalmente, passo a poder divulgar a informação a que tive acesso, durante a reunião do Concelho Científico da Parques de Sintra, órgão a que pertenço, no dia 14 do passado mês de Julho.

Preparem-se para a novidade que é mesmo fascinante. Conheço alguns contemporâneos palácios da Baviera onde esta solução cromática foi adoptada e se tem mantido desde a origem. Tal não aconteceu em Queluz mas estamos muito a tempo de recuperar.

Dir-vos-ei ainda que mais novidades terão no próximo futuro sobre Queluz «e arredores». Tal como aconteceu em relação a esta notícia, também quanto às outras é necessário manter uma certa reserva na medida em que há interesses em presença que não podem ser prejudicados. (...)"

___________________________


A campanha das obras em curso é vastíssima. Sempre e apenas com recursos próprios, provenientes do produto das bilheteiras - portanto, sem que um único cêntimo dos € 2.800.000.00 (dois milhões e oitocentos mil Euros) envolvidos saia do bolso dos contribuintes - a Parques de Sintra continua o impecável trabalho que o artigo do jornal 'Público' muito bem documenta.

Aos sintrenses, vizinhos, meus amigos e conhecidos, o mesmo conselho de sempre: aproveitem as manhãs de todos os domingos do ano, durante as quais gozam o excepcional privilégio da entrada gratuita em todos os monumentos afectos à administração da PSML, e visitem também o Palácio e anexos jardins de Queluz para se irem inteirando do progresso das obras.

Naturalmente, poderão contar com a minha disponibilidade no sentido de fazer chegar qualquer dúvida ou questão de maior pormenor e pertinência que pretendam esclarecer ao meu amigo e ex-colega Prof. Carlos Marques que, como terão oportunidade de verificar, dá um contributo imprescindível para o melhor entendimento do que está em vias de se concretizar.

Vão por mim. Aceitem o desafio da visita gratuita. Levem as crianças da família e verão como passam umas horas verdadeiramente fascinantes.
 
Ver mais
 
 
 
O Palácio Nacional de Queluz é cor-de-rosa há pelo menos 100 anos. Agora um projecto de restauro da Parques de Sintra está a começar a devolver-lhe o azul cobalto original. O paço vai continuar aberto para obras.
publico.pt
 

Sem comentários: