[sempre de acordo com a antiga ortografia]

terça-feira, 29 de setembro de 2015



Maria João Pires


Há uns dias, com alguns amigos e conhecidos, falando acerca de um concerto marcado para ontem, permiti-me dizer: "Enfim, talvez apareça..." Uma dessas pessoas que me ouviram proferir tais palavras, já sabendo que o concerto não se concretizou, acaba de me telefonar perguntando se sou bruxo...

Escusado será dizer que não tenho quaisquer capacidades divinatórias. O que eu tenho, isso sim, é a «rodagem» suficiente para saber que essa hipótese era extremamente pl...ausível. Afinal, tal como tantas vezes tem acontecido ao longo da sua carreira, também ontem, Maria João Pires não compareceu num evento para o qual se tinha comprometido.

Desta vez foi com o Mozarteum. A última, em que, com a mesma pianista, algo de semelhante se passou em Salzburg - eu estava lá e até dei o «exclusivo» da novidade ao programa da manhã da RDP2 - foi no âmbito da Mozartwoche, em 26 de Janeiro de 2013.

Tendo constado que cancelava, MJP acabaria por aparecer no Grosses Festspielhaus, apoiada no braço de Gustavo Dudamel. No palco, Mathias Schulz, Director Artístico do Mozarteum, tinha anunciado que, apesar de afectada num pé, ela acedera a concretizar o concerto com a Filarmónica de Viena.

Emocionalmente muito instável, MJP tem causado alguns graves dissabores devido a episódios congéneres. A propósito, quem tem um longo historial para contar acerca dos cancelamentos de MJP é Luís Pereira Leal, durante mais de trinta anos, Director Artístico da Gulbenkian e também do Festival de Sintra. De facto, assinados com enorme antecedência, os contratos não podem prever que, no dia aprazado, tudo esteja em conformidade. De qualquer modo, há casos muito particulares.

Há quem compare a sua à atitude do atleta Fernando Mamede. Muitos se lembrarão. Enfim, imaginemos o sofrimento de tais pessoas e, por isso mesmo, respeitemos as suas fragilidades. Para que conste, nova data está marcada. Será no dia 31 de Maio de 2016, às 19,30. Queira Deus que MJP possa honrar este seu novo compromisso.
 
Ver mais
 
Wir freuen uns sehr, daß wir Ihnen bereits heute den Ersatztermin für das gestern abgesagte Konzert von Maria João Pires und Julien Libeer bekanntgeben können:
...Das Konzert wird am Dienstag, 31. Mai 2016, 19:30 Uhr, nachgeholt.
Die Konzertkarten behalten selbstverständlich die Gültigkeit. Sollten Kunden den Termin nicht wahrnehmen können, ist es möglich auf Wunsch die Karte gegen ein anderes Konzert in der Reihe "Kammermusik im Großen Saal" umzutauschen.
Informationen im Kartenbüro der Stiftung Mozarteum:
Theatergasse 2 im Mozart-Wohnhaus
5020 Salzburg
Tel: +43 (0) 662 87 31 54
E-Mail: tickets@mozarteum.at
 
 

Sem comentários: