[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quarta-feira, 28 de outubro de 2015



27 de Outubro de 1892
Nascimento de Graciliano Ramos (m. 1953)

[facebook, 27.10.2015]


Para a evocação que hoje me interessa, apenas a partilhar convosco a convicção profunda de que se trata de uma das vozes mais sérias e grandes da literatura brasileira e universal. Se quiserem entender, para mim, "Vidas Secas", de 1938, é a única obra de toda a Literatura do século vinte que pode emparceirar, perfeitamente, com "The Old Man and the Sea" (1952), de Ernest Hemigway.

Além de escritor de primeira água - magistralmente estudado pelo meu querido amigo Prof. Fernando Alves Cristóvão - Graciliano ramos foi homem empenhadíssimo em termos cívicos, tendo ingressado no antigo Partido Comunista do Brasil, onde se destaca, já sob a direcção de Luís Carlos Prestes.
Eis um belo excerto de "Vidas Secas":

"(...) Acocorada junto às pedras que serviam de trempe, a saia de ramagens entalada entre as coxas, sinha Vitória soprava o fogo. Uma nuvem de cinza voou dos tições e cobriu-lhe a cara, a fumaça inundou-lhe os olhos, o rosário de contas brancas e azuis desprendeu-se do cabeção e bateu na panela. Sinha Vitória limpou as lágrimas com as costas das mãos, encarquilhou as pálpebras, meteu o rosário no seio e continuou a soprar com vontade, enchendo muito as bochechas. Labaredas lamberam as achas de angico, esmoreceram, tornaram a levantar-se e espalharam-se entre as pedras. Sinha Vitória aprumou o espinhaço e agitou o abano. Uma chuva de faíscas mergulhou num banho luminoso a cachorra Baleia, que se enroscava no calor e cochilava embalada pelas emanações da comida. Sentindo a deslocação do ar e a crepitação dos gravetos, Baleia despertou, retirou-se prudentemente, receosa de sapecar o pêlo, e ficou observando maravilhada as estrelinhas vermelhas que se apagavam antes de tocar o chão. Aprovou com um movimento a cauda aquele fenômeno e desejou expressar a sua admiração à dona. Chegou-se a ela em saltos curtos, ofegando, ergueu-se a ela em saltos curtos, ofegando, ergueu-se nas pernas traseiras, imitando gente. Mas sinhá Vitória não queria saber de elogios. - Arreda! Deu um pontapé na cachorra, que se afastou humilhada e com sentimentos de revolucionários. (...)"

Sintomaticamente, em 1962, "Vidas Secas" foi galardoado com o Prémio da William Faulkner Foundation (USA), como livro representativo da Literatura americana Contemporânea.

"Vidas Secas" deu origem ao filme homónimo (1963), realizado por Nelson Pereira dos Santos, com nítida influência do neo-realismo italiano, tendo-se notabilizado como um dos mais conhecidos do designado «Cinema Novo». Foi o único filme brasileiro indicado pelo British Film Institute como uma das 360 obras fundamentais de qualquer cinemateca.

Inequivocamente, a ver ou, estou certo, na maior parte dos casos, a rever!

Ver mais
 
 
Vidas secas é um filme brasileiro de 1963, do gênero drama, dirigido por Nelson Pereira dos Santos para a Herbert Richers. O roteiro é baseado no livro homôn...
youtube.com
 

Sem comentários: