[sempre de acordo com a antiga ortografia]

domingo, 31 de janeiro de 2016



Chrystoph Koncz,
crianças de Salzburg,
a dificuldade de gerir emoções
 
 
[publicado no facebook, em 27.01.2016]
 
 
A quem acompanhaa as transmissões televisivas de concertos com a Orquestra Filarmónica de Viena, de certeza, não escapa esta cara tão simpática. À direita do maestro, sempre em destaque, só vos digo que este piqueno tem uma «vida dupla»...
...
O que passo a escrever não é novidade para os que acompanham as minhas notas daqui, a partir de Salzburg. Mas nunca será demais referir que, desde 2012, altura em que foi fundada pelo Mozarteum, como especial projecto de Marc Minkowsky, a Mozart Kinderorchester [Orquestra Infantil Mozart] tem contado com o Christoph como seu maestro titular.

É preciso gostar muito e, em toda a acepção da palavra, ser pedagogo. Chrystoph Koncz é o homem certo, não há dúvida. O que os miúdos têm «crescido» com ele é algo de absolutamente notável. Exigente, muito disciplinado, como não podia deixar de ser, está a transmitir às crianças o que a actual Europa tem de melhor, palavras estas que enquadro, se bem recordados estão, no perfil do artigo que escrevi acerca do Concerto de Ano Novo a partir de Viena.

Vêmo-lo aqui numa entrevista a Florian Oberhummer da Servus TV. Fala do projecto e do concerto do próximo Domingo às três da tarde, na Grosse Saal do Mozarteum. Claro que vou «chorar que nem uma Madalena». Mas, já agora, uma coisa vos garanto: é que não serei o único!

No meu caso, com o horizonte dos setenta pouco distante, a gestão das grandes emoções é cada vez menos fácil. Olho, vejo e ouço estes miúdos fazendo as MARAVILHAS QUE QUALQUER CRIANÇA, DE QUALQUER LATITUDE, FARIA SE TIVESSE O PROPÍCIO AMBIENTE QUE ESTAS TÊM.

Olhem, chamem-me o que quiserem. Do meu pranto já eu sei. Num misto de júbilo e de profunda tristeza...
_______

PS:

Lembram-se de vos ter prometido que, desta vez, aqui de Salzburg, vos escreveria o mínimo possível? Perante a quantidade da prosa supra, percebam a que ponto pode chegar a indisciplina deste vosso amigo. Nem os problemas de saúde me contêm... Mas, c'os diabos, há alguma paixão que se possa conter?
 
 
 

Christoph Koncz, der Leiter des Mozart Kinderorchesters im Interview mit Florian Oberhummer von Servus TV, am Freitag um 18.10 Uhr zu sehen.
 
 
 
 

Sem comentários: