[sempre de acordo com a antiga ortografia]

terça-feira, 14 de junho de 2016

 
 




[Publicado no facebook em 30 de Abril de 2016]

A partir da esquerda, duas fotos sobre a primeira das fontes entre Seteais e Monserrate, na Estrada Velha de Colares. Quando visitam Sintra, se fazem este percurso, é impossível que não reparem. E não reagem?

Esta é uma peça patrimonial sofisticada. Sintra reclama-se e é terra rica em património cultural edificado. É Paisagem cultural da Humanidade, classificafda pela UNESCO. No entanto, como é patente e notório, pouquíssimo faz pela preservação do património. 

Neste domínio, não fossem as paradigmáticas atitudes da Parques de Sintra e seria um escândalo. Por esta estrada abaixo, vão encontrar outra situação igualmente aflitiva, a da Fonte dos Ladrões, já depois de Monserrate, do lado esquerdo da estrada, pouco antes da Quinta da Piedade. Para maior «incómodo», ostenta as armas reais, da Senhora D. Maria I.

Enfim, um legado nobilíssimo que não sabemos honrar. Uma vergonha, não é? O que mais poderemos fazer para sensibilizar a Câmara Municipal de Sintra em relação à necessidade de recuperar este e outros bens patrimoniais congêneres?


__________


PS:

No ano passado, Sergio Gonçalves e eu fizemos um trabalho de levantamento fotográfico e de diagnóstico de todas as fontes das antigas três freguesias da sede do concelho - Santa Maria e São Miguel, São Pedro e São Martinho - que, muito proximamente, será objecto de exposição. Oportunamente, divulgaremos calendário.

[Ilustr: Fonte d' El Rey e, à dir., Fonte dos Ladrões]
 




















 


Sem comentários: