[sempre de acordo com a antiga ortografia]

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017



Acesso à Pena
 

Em pleno Carnaval
Câmara Municipal de Sintra,
a incapacidade sem máscara

 

As obras em curso em São Pedro impuseram o encerramento da Calçada da Pena e o regresso a Sintra através da Estrada (rampa) da Pena. Naturalmente, via tão sinuosa, tendo passado a registar um movimento inusitado nos dois sentidos, ainda mais perigosa se tornou do que em circunstâncias consideradas 'normais'.

Pois, se julgam que ninguém ousaria sequer pensar estacionar o seu carro numa via nestas condições, estão perfeitamente enganados. Há quem o faça e, por isso, os reboques não têm tido descanso nestes últimos dias. E hoje, o quadro do caos que se tem verificado foi significativamente agravado pelo despiste de um autocarro da carreira…

Em pleno Carnaval, bastou um pico de procura um pouco mais acentuado, em especial, por parte de muitos espanhóis que também escolhem este período de curtas férias para as suas deslocações, para que Sintra voltasse a sentir o inferno que se tem verificado mas com o qual não se conforma.

Se, de modo algum se conforma, a verdade é que a autarquia nada, absolutamente nada fez no sentido de resolver a gravíssima questão dos acessos aos pontos altos da Serra, razão pela qual tudo ainda mais se agravou.

Nada disto pode ou deve surpreender. Aliás, mesmo sem obras em São Pedro, é inadmissível que ainda não tenham sido instalados os parques de estacionamento periférico que o actual executivo autárquico, através do seu Vice-Presidente e do Vereador com o Pelouro da Mobilidade Urbana anunciaram.

No Verão de 2015, durante reunião formal nos Paços do Concelho com representantes de 3 associações cívicas e culturais da sede do concelho, entre os quais estive incluído, aqueles senhores autarcas, além da referida promessa, chegaram ao ponto de esclarecer que tais parques estariam operacionais a partir da época alta de turismo de 2016, em articulação com painéis electrónicos funcionando em todas as estradas de acesso a Sintra indicando os parques mais adequados…

Tanta promessa por cumprir apenas se compagina com a inimaginável incapacidade do executivo autárquico, que tem por resolver e gerir uma situação tão complicada como é a de Sintra. A verdade, no entanto, é que pode chegar a este ‘grau zero’ !

A edilidade em exercício teve todo o tempo, nestes últimos quatro anos, para demonstrar a diferença que apregoava deter em relação ao período que precedeu a sua entrada em funções em Outubro de 2013.

Voltando à questão que suscitou estas considerações, cumpre assinalar que, com as obras em curso que também comprometem o acesso à Pena pela estrada de Santa Eufémia, muito sinceramente, já não sei o que possa acrescentar no sentido de suscitar o mínimo conforto, um vislumbre de esperança a quem lê estas linhas e que, necessariamente, deverá estar tão desolado como eu.



 

 

 
 
 


Sem comentários: