[sempre de acordo com a antiga ortografia]

terça-feira, 14 de março de 2017





A Transparência em tratos de polé!


Veja-se a flagrante falta de controlo da Câmara Municipal de Sintra em relação às suas publicações oficiais incluindo as subscritas pelo próprio Presidente.
No caso vertente, subordinado ao título "Transparência Municipal SINTRA", datado de 6 de Abril de 2015, assinado por Basílio Horta, a Câmara mantém, na sua página oficial, um texto com 6 parágrafos, do qual é transcrito o seguinte excerto, com o devido realce para uma zona da folha à esquerda, sob a fotografia do Presidente:
"(...) A transparência como princípio constitucional imanente é, antes de se tornar um valor jurídico, um princípio ético estruturante da cidadania e da própria sociedade democrática, dai que o seu respeito constitua dever inclinável dos agentes públicos responsáveis pela gestão dos recursos da comunidade.(...)"
O pobre escriba a quem o Presidente terá encarregado da tarefa, redigiu e tratou de publicar a 'presidencial mensagem' sem se ter apercebido de que aquele adjectivo ´inclinável' corrompe totalmente a mensagem. O coitado terá pretendido, isso sim, escrever 'indeclinável'... Porém, não cuidando quanto lhe competia, pôs a boca do Presidente a fugir-lhe para a verdade...
Só hoje, passado tanto tempo, dei pela falta. Por mero acaso. O que não se entende é que o serviço do qual dependeu a divulgação de tão preciosa pérola, não tenha dado conta nos dias seguintes, nas semanas seguintes, nos meses seguintes, nos anos seguintes...
De facto, quando, nem a imagem que passa do próprio Presidente é devidamente escrutinada, está tudo dito. Como é possível ter-se permitido o relaxamento do seu discurso, em matéria tão crítica? É que, nem mais nem menos, está em jogo, e passo a citar "(...) a transparência como princípio constitucional imanente (...)"...
Detalhe? Insignificância? Mais uma bizantinice do João Cachado? Não, meus amigos, apenas mais um flagrante sinal da cultura do desleixo reinante.
Não. Não sendo coisa pouca é mesmo simbólica de um estado de coisas que urge alterar.

Na gestão pública autárquica, a transparência é fundamental para a mudança de comportamentos, aumentando o poder dos eleitores e dando-lhes a possibilidade de se tornarem uma comunidade que verdadeiramente participa e controla.…
CM-SINTRA.PT


Sem comentários: