[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sábado, 13 de maio de 2017

Dezoito de Abril,
Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

[publicado no facebook em 18.04.2017]

No Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, a celebração que, a nível pessoal, pretendo assumir, numa terra tão pródiga em vestígios patrimoniais importantes e sofisticados, não pode deixar de se conjugar, quer com o que de melhor se faz a nível nacional e internacional no que à preservação e recuperação do património natural e edificado diz respeito, quer com o atentado bem patente nas fotos que ilustram este texto.

Se, por um lado me refiro à empresa de capitais públicos Parques de Sintra, cuja competência abrange os bens patrimoniais mais conhecidos de Sintra, por outro, mais uma vez, lamento o tristíssimo destino destes cantos e recantos do mais entranhado rincão do centro histórico de Sintra, nas designadas Escadinhas do Hospital.
Património municipal e privado, estes edifícios são bem a prova do desleixo do actual executivo autárquico que, tendo prometido uma cuidadosa atitude de recuperação do património local, não soube marcar a diferença que se arroga em relação a tempos anteriores. Como neste e em tantos, tantos outros casos em pleno centro histórico de Sintra nada fez, a situação ainda mais se agravou-se nestes «seus» quatro anos de gestão.
A poucos metros desta calamidade, onde não investiu um cêntimo em recuperação, soube adquirir, aos herdeiros de Jorge de Mello, por €: 2.800.000,00 (dois milhões e oitocentos mil Euros), a vivenda 'Mont Fleurit', com base em argumentos equívocos e nada convincentes, que já tive oportunidade de 'desmontar' oportunamente.
Desconheço se, nesta data, em Sintra, haverá alguma cerimónia de comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Se houver, tendo em consideração o triste exemplo que convosco partilho, não passará de mais uma hipocrisia de circunstância...
Contudo, apesar de uma certa letargia, agudizada pela situação de crise vigente, há pessoas que, nesta nossa querida e sofrida Sintra, não deixam cair os braços, para quem a defesa e recuperação do património não se reduz à emissão de estéreis declarações de intenção.
[Ilustr: Escadinhas do Hospital, em pleno casco do centro histórico de Sintra, a escassos metros do Palácio Nacional de Sintra]

Sem comentários: