[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Anton Bruckner
193 anos!
No dia do aniversário do compositor (1824-1896), gostaria de o lembrar através de memória muito sumária das suas estadas em Bayreuth e de uma das suas obras, precisamente, a da Sinfonia dedicada a Wagner..
É muito conhecida a sua passagem pela cidade no ano de 1873 devido à visita que fez à Wahnfried para se encontrar com Richard Wagner por ocasião da dedicatória da sua Sinfonia No. 3. Outras deslocações se seguiram em 1876, 1882 1884, 1886, 1888, 1889, 1891e 1892 para assistir a eventos do Festival.
Cumpre recordar que, em 1886, Cosima Wagner convidou Bruckner a participar numa cerimónia de exéquias por ocasião da morte de seu pai, Franz Liszt, durante a qual o compositor tocou no órgão da Schlosskirche, conforme placa assinalando o evento.
Então, celebremos a efeméride recorrendo à Sinfonia No. 3, dedicada a Richard Wagner, circunstância esta que justifica a frequente designação 'Sinfonia Richard Wagner'. É geralmente considerada como a peça sinfónica que 'inaugura' o período das suas obras primas em que, de acordo com Rudolf Kloiber, a criatividade se combina com a monumental capacidade da sua arquitectura sinfónica.
Trata-se da mais revista das sinfonias de Bruckner, contando-se por seis o número das versões existentes. Tem quatro andamentos:
1. Gemäßigt, mehr bewegt, misterioso (Moderado, mais animado, misterioso) (also Sehr langsam [também muito lento], misterioso) — Ré menor;
2. Adagio. Bewegt, quasi Andante — Mi bemol Maior;
3. Scherzo. Ziemlich schnell (bastante rápido) (also Sehr schnell [também muito rápido]) — Ré menor, terminando em Ré Maior. Trio em Lá Maior;
4. Finale. Allegro (also Ziemlich schnell) — Ré menor, terminando em Ré Maior.
Naturalmente, só poderiam esperar que vos propusesse uma interpretação da peça pela Orquestra Filarmónica de >Munique sob a direcção de Sergiu Celebidache. Neste caso, trata-se de uma gravação datada de Munique, Março de 1987, portanto, há 30 anos.
Boa audição!
[Iliustr: ; Schlosskirche de Bayreuth, órgão; Schlosskirche, interior; Anton Bruckner, memorial à porta da Schlosskirche de Bayreuth]








Foto de João De Oliveira Cachado.

Sem comentários: