[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 30 de outubro de 2017



'Os alvores do Romantismo em Portugal'
Sala da Música
Sexta-feira, 27 de Outubro


Noites de Queluz
Ciclo Tempestade e Galanterie
sob coordenação e Direcção artística de Massimo Mazzeo

Com a pianista Laura Fernández Granero, um especial recital de pianoforte em perspectiva.
Exclusivamente obras de João Domingos Bomtempo e Muzio Clementi. Na primeira parte, duas Sonatas de JDB e uma de MC e, depois do intervalo, Danças e Variações de ambos os compositores.
Transcrevendo do programa de sala:
"João Domingos Bomtempo (1775-1842) e Muzio Clementi (1752-1832) adquiriram ambos fama fora dos seus países de origem: o português em paris e em Londres, o italiano na mesma Inglaterra onde cedo se fixou. Conheceram-se entre uma e outra dessas capitais e, quando Bomtempo se mudou para londres, uma sincera amizade nasceu entre estes dois compositores, virtuosos do piano e pedagogos. Um face-a-face musical, na estreia portuguesa da jovem pianofortista espanhola Laura Fernández Granero".
Trata-se do penúltimo serão do ciclo que, iniciado em 27 de Setembro, terminará já no próximo Domingo, dia 29 de Outubro com a estreia mundial moderna da Serenata 'Il Natal di Giove' de João Cordeiro da Silva (c.1735-1708), evento que está a suscitar a maior expectativa no meio musical nacional. Naturalmente, anunciarei com o destaque merecido.
As lotações já estarão esgotadas. De qualquer modo, como há sempre uma ou outra desistência, tentem a vossa sorte.

Sem comentários: