[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 30 de outubro de 2017


27/10/2017

27 de Outubro de 1782
Niccolo Paganini
(m. 1840)


Comemoremos o aniversário ouvindo uma peça de sua autoria e também alguns dos instrumentos que lhe pertenceram!
1.
Comecemos com o primeiro andamento, 'Allegro maestoso' do Concerto para Violino No. 4. O solista e maestro é Massimo Quarta, que toca num violino que pertenceu ao compositor, dirigindo a Orchestra del Teatro Carlo Felice di Génova [I];
2.
Continuemos, aproveitando agora a oportunidade para ouvir todo um conjunto de instrumentos que foram propriedade do próprio Paganini, pelo extinto Tokyo String Quartet, na interpretação do Allegro con brio do Quarteto de Cordas em Fá Maior, Op. 95 'Serioso', de Beethoven, [II].
Desde 2013, altura da extinção do Quarteto Tokyo, e, tal como já tive oportunidade de informar, os dois violinos, a viola e o violoncelo Stradivari, foram cedidos pela proprietária Nippon Music Foundation ao famosíssimo Quarteto Hagen de Salzburg.
Vem a propósito esclarecer que uma grande parte dos mais famosos instrumentos de corda que circulam por esse mundo, por exemplo, das oficinas de Stradivari, Maggini, Stainer, Klotz, Ruggieri, Amati, Bergonzi, Guarnieri, Lupot, Veuillaume, etc, pertencem a grandes bancos e fundações internacionais, que os cedem aos intérpretes 'galácticos', permanecendo estes como fiéis depositários desse precioso património.
Boa Audição!

Sem comentários: